Livros / Música / Palco

Curta de Casa: Festival AfroPop começa dia 10 (online e gratuito)

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Divulgação
Festival AfroPop

Este é o podcasts Curta de Casa. Vamos curtir de casa, aqui em Salvador, com direito a nosso friozinho, que não é frio pra ninguém mas que pra gente...brrr!

Por isso mesmo, vamos começar logo subindo a temperatura. Chegou a hora do Festival AfroPop, que é online e gratuito e acontece nos dias 10 e 11 de julho, a partir das sete da noite, no YouTube, com transmissão simultânea pela TVE Bahia. 

Rosana Andrade conta pra gente.

***

A cantora e compositora Marcia Castro comemorou o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com o lançamento do single "Diga sim". A canção romântica e afetiva é sobre afirmar e concretizar uma verdadeira história de amor. Produzida por Rovilson Pascoal, "Diga sim" já está nas plataformas digitais.

Um clipe criado por Geovane Peixoto acompanha o lançamento com cenas da vida real de casamentos homoafetivos. Nomes como da atriz Nanda Costa e da percussionista Lan Lahn, do nutricionista e autor Luciano Bruno e das cantoras Ju Moraes e Josyara estão entre as celebrações. 

Mas deixa Márcia Castro contar mais.

Clique no Play para ouvir Márcia Castro (a partir de 3 minutos 2 segundos)

No vídeo
Márcia Castro | Diga sim

***

Mais uma vez não deu para fazer nosso belíssimo cortejo do Dois de Julho, data que marca a independência do Brasil na Bahia. 198 anos atrás... Mas a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos, montou uma rica programação virtual para celebrar da melhor maneira possível este momento tão importante da nossa história. O tema deste ano é “A Chama da Esperança”.

Iven Vit foi lá chorar no pé do Caboclo...

Clique no Play para ouvir (a partir de 6 minutos 10 segundos)

No vídeo
Hino ao Dois de Julho

***

O Museu Vivo na Cidade é uma associação sem fins lucrativos, que foi criada com o objetivo de preservar a Memória Histórica da Bahia e do Brasil através das artes. Ao longo de 14 anos vem montando espetáculos e ações como Memórias da Cidade da Bahia, Guerreiras da Independência, Dois de Julho - Uma História de Liberdade e agora montou, através de vídeos o Memórias de uma Bahia Afro-indígena, que está no ar no canal do YouTube do Museu Vivo na Cidade.

Confira.

Clique no Play para ouvir sobre o Museu Vivo na Cidade (a partir de 9 minutos 8 segundos)

***

Uma websérie de super-heroína baiana foi lançada em pleno 2 de Julho. A super-girl Laís Matos conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir sobre a websérie Punho Negro (a partir de 12 minutos 8 segundos)

***

Estreia nesta segunda-feira, 5 de julho, às sete da noite, o Fala Vila, nova série de entrevistas transmitida ao vivo no iInstagram do Teatro Vila Velha (@teatrovilavelha).

Joyce Melo conta mais.

Clique no Play para ouvir sobre o Fala Viva (a partir de 14 minutos 30 segundos)

***

Da junção de suas vivências territoriais como mulher, preta e soteropolitana, com suas referências musicais e ancestrais, Iane Gonzaga lança seu primeiro EP Territoriamente. E ela conversa agora com a gente.

Clique no Play para ouvir Iane Gonzaga (a partir de 17 minutos 2 segundos)

Ouça 
Iane Gonzaga | Colé de Mermo

***

Já pensou em levar seu pet para se divertir num parque com brinquedos feitos especialmente para ele? Pois aqui em Salvador você já pode fazer isso. Saiba mais com Rosana Andrade.

Clique no Play para ouvir (a partir de 18 minutos 56 segundos)

***

Ele já é o Rei do Pirão e no dia oito de julho abre, na Pituba, para seus súditos, O Boteco do Rei.

Pedro Moraes, que é um pirão de onça, foi lá conferir.

Clique no Play para ouvir sobre O Boteco do Rei (a partir de 20 minutos 51 segundos)

***

 

Mais um lançamento bacana chega em breve às plataformas digitais. É “Velório”, primeiro álbum da Banda Dona Iracema, que faz um verdadeiro ensaio sobre morte e descaso na pandemia e, de quebra, faz o filme “Velório”.

Nós conversamos com o pessoal da Dona Iracema, começando com Balaio, nome artístico de Gabi, mulher trans, voz e uma das letristas do grupo.

Além de Gabi, estão no grupo, o grupo formado em 2012 na cidade de Vitória da Conquista, Diegão Aprígio (vocal e contrabaixo), Pablo Bahia (vocal e guitarra) e Oscar Sampaio (vocal e bateria). Todos roqueiros. E Velório ganhou ainda as participações especiais dos músicos Armandinho Macêdo, na canção “Pendura pelos Ovo”, e Rodrigo Limas (Dead Fish), na faixa “Plano Funerário”, duas das dez pancadas presentes no disco.

Clique no Play para ouvir o pessoal da Dona Iracema (a partir de 22 minutos 45 segundos)

Então se ligue. Dona Iracema lança “Velório”, seu primeiro em álbum, no próximo dia 9 de julho, e se desdobra em audiovisual, num filme que será lançado na sequência, dia 13, Dia do Rock. Eu achei um trabalho de alto nível, estou impressionada.

No vídeo
Dona Iracema - Canto Velório

***

Campeão de vendas o livro de Filipe Colombo, empresário e CEO de uma das maiores indústrias do Brasil, a Anjo Tintas, o livro Gestão Profissional na Prática, tem um bocado de coisa a ensinar a quem tem ou deseja ter seu próprio negócio. 

Na reportagem de Luiz San Martim.

Clique no Play para ouvir sobre o livro Gestão Profissional na Prática (a partir de 27 minutos 35 segundos)

***

No que será que dá um livro onde o autor é psicanalista e professor de teoria freudiana e fala sobre amor, traição e vingança? Vamos descobrir na reportagem de Iven Vit.

Clique no Play para ouvir sobre o livro Sangue nas Mãos (a partir de 30 minutos)

***

A banda “Os Diplomados” surgiu a partir do encontro entre Leonardo Brandão, violonista e Mayara Campos, baterista, ainda nos tempos de faculdade. No final de 2011 convidaram outros músicos e nasceu a banda. Agora eles lançam, no dia 17 de julho, o primeiro EP, que se chama Identidade.

O Curta de Casa ouviu Leonardo Brandão sobre o disco.

Clique no Play para ouvir Leonardo Brandão (a partir de 31 minutos 26 segundos)

Ouça
Como Eu Te Queria (Cai a Chuva)