Dia 13 de junho celebramos um dos santos mais famosos da Igreja Católica , Santo Antônio. Natural de Lisboa, em Portugal, ficou conhecido também como Santo Antônio de Pádua, pois faleceu na cidade italiana de mesmo nomd em 13 de junho de 1231.
Segundo o Padre Manzotti, ele foi batizado com um nome diferente do que conhecemos. “Na verdade, Antônio não era o nome que ganhou em seu nascimento e sim Fernando. Optou em mudar seu nome quando ingressou na Ordem Franciscana, em 1220”.
Grande pregador
Extremamente inteligente, Santo Antônio tornou-se responsável pela formação teológica dos irmãos do Mosteiro após conhecer São Francisco, em um encontro chamado “Capítulo das Esteiras”.
Durante o capítulo geral da ordem dos franciscanos, ele foi enviado a Roma para tratar de assuntos diretamente com o Papa Gregório IX. O Pontífice, impressionado com sua sabedoria, o chamou de “Arca do Testamento”. São Francisco de Assis o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem.
Santo Antônio foi proclamando, em 1946, “Doutor da Igreja Universal”, com o título de Doctor Evangelicus, pelo Papa Pio XII. Tal proclamação é destinada aos cristãos que se dedicam com maestria aos estudos teológicos e doutrinais da fé católica.
O significado do pão de Santo Antônio
Uma simbologia importante é que no dia 13 de junho para celebrar o padroeiro, muitas Igrejas distribuem o “pão de Santo Antônio”. A ação se dá devido ao histórico de caridade aos pobres do Santo. Em uma história popular, diz-se que um pobre bateu na porta do convento pedindo comida e Santo Antônio prontamente pegou o pão que seria a refeição dos frades e entregou a ele. Somente depois preocupou-se no que iria falar ao seu superior e quando foi a dispensa, milagrosamente, estava cheia de pães novamente.
O bolo
O bolo de Santo Antônio é uma tradição popular devido sua fama de “casamenteiro”. Não tem comprovação histórica da sua relação com o Santo. Porém, é extremamente popular, principalmente no Brasil. Em bolos enormes, espalha-se pequenas imagens do Santo pelo bolo e reza a lenda que quem encontrar ao comer o bolo, irá se casar.
Morte do santo
Em 1231, aos 36 anos, Antônio foi acometido de uma doença. Ele respirou, murmurando: "Eu vejo o meu Senhor". Era sexta-feira, 13 de junho. O Santo foi sepultado em Pádua, na pequena Igreja de Santa Maria Mater Domini, o refúgio espiritual do Santo nos períodos de intensa atividade apostólica.
Simbologia da imagem
Você sabia que existem mais de 450 tipos de imagens de Santo Antônio? Seja com o menino nos braços, conversando com os peixes ou mostrando sua ligação com a Palavra Divina, etc.
A imagem de Santo Antônio com o livro na mão significa que o santo sabe das coisas e acerta sempre quando nos sugere um caminho de vida.
Com o Menino Jesus no colo aumenta a confiança, já que o santo tem intimidade com Deus, e não o Deus juiz de vivos e mortos, mas o Deus ternura e carinho, tão bem simbolizado em uma criança de colo.
Já os lírios que o Santo segura, são símbolos de um coração sem pecado, que todos queremos.
O cordão de Santo Antônio tem três nós, que simbolizam os três votos dos franciscanos: pobreza, castidade e obediência. Mas, muitos acreditam que simboliza as virtudes dos cristãos: fé, esperança e caridade.