O TikTok ganhou mais um concorrente no Brasil nesta terça-feira (7): o YouTuber Shorts. A função permite criar e editar clipes curtos de até 60 segundos no celular e publicar na plataforma, estando disponível para Android e IOS. Além de se assemelhar ao aplicativo chinês, também é similar ao reels do Instragram e a expectativa é de renovar a produção de conteúdo para o serviço de compartilhamento de vídeos.
A função estava em beta na Índia, desde o mês de setembro, e no EUA desde março, chegando oficialmente no Brasil só agora. No mesmo modelo tradicional de edição de vídeos de curta duração dos outros aplicativos, o diferencial trago pelo YouTube Shorts será a vasta biblioteca de músicas e áudios, já que a empresa montou uma parceria com gravadoras e produtoras, tornando possível usar o próprio catálogo da plataforma de vídeos como base para remixes e dublagens.
Thank you for watching
Segundo anúncio da empresa, o serviço funcionará como uma nova forma de descobrir conteúdos do YouTube, pois com ele os usuários poderão conhecer e divulgar novos canais de maneira prática e acessível. Para concorrer com o TikTok, a ideia é também haver monetização a partir da produção de vídeos na plataforma.