Artes Visuais / Tecnologia

Brasil exibe batalha de arte interativa online dia 26 de abril

No Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos, o público assiste o artista criar e vota no favorito da semana

Estreia na próxima segunda-feira (26) o ‘Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos’, a primeira série nacional de arte interativa e totalmente digital.

O programa vai viajar pelas telas e mentes de 24 artistas, exibir o que de melhor eles conseguem produzir em apenas 20 minutos e colocar nas mãos da audiência o poder de decidir quem serão os vencedores.

Em cada uma das seis batalhas também será possível dar lances no leilão virtual para tentar arrematar as obras produzidas e conversar com os artistas nas lives pós-programa. 

Com qualidade de cinema, filmagem em 4K, drones, iluminação especializada e ares de superprodução, o Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos torna acessível pela primeira vez a todos um recorte do que consagrou o Art Battle Brasil o maior evento de live painting competitivo do Brasil.

Pelas mais de 60 edições presenciais, nada menos que 25 mil pessoas viram nascer, sob a pressão do cronômetro de 20 minutos, obras de grandes e novos artistas de todo o país. 

“Democratizar o evento sempre foi um sonho e pela primeira vez chegamos num formato viável. Incluímos na edição online justamente o que não cabia nos eventos presenciais, que eram os artistas defendendo sua obra, contando sobre suas ideias ou o que quer que tenha se passado na cabeça dele naquele momento”, explica Ramon Sabbatini, Diretor do Art Battle Brasil e idealizador do projeto. “A série dá voz a quem não costuma usar palavras para se expressar e alavanca a visibilidade de muitos que estão confinados, isolados, mas com uma potência criativa enorme em ebulição”, completa. 

A transmissão do Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos acontece no canal do Art Battle no Youtube (encurtador.com.br/inszE), com três episódios semanais, sempre às 20h de segunda, quarta e sexta-feiras. 

Às segundas será exibido um round competitivo entre quatro artistas. Logo após a exibição, a votação abre ao público por 24h. Os dois mais votados seguem para um duelo na quarta-feira (igualmente seguido de votação online por 24h) e, na sexta, é revelado o artista vencedor da semana.

Às terças são exibidos filmes mais aprofundados sobre o perfil dos artistas da competição, contando um pouco mais da história, trajetória e aprendizados individuais. 

Criado em 2001 em Nova York (EUA), o Art Battle acontece hoje em mais de 50 cidades do mundo e se consolidou como plataforma de estímulo e democratização da arte, aproximando artistas do público, facilitando a negociação de obras e valorizando o trabalho e a história de cada um. Trazida ao Brasil pelo empresário Ramon Sabbatini em 2014, a versão nacional já teve mais de 50 edições, além das versões Lounge – mais compactas ou fechadas para empresas. 

O Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos é um projeto contemplado pelo Edital LAB 40 aberto a partir da Lei Aldir Blanc, destinada ao setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus.