Entrevistas

Roda Viva entrevista Fábio Porchat nesta segunda-feira (21/12)

Programa vai ao ar na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn

Foto: Divulgação
 Fábio Porchat

Nesta segunda-feira (21/12), o Roda Viva entrevista o ator, diretor, produtor, roteirista, apresentador e humorista Fábio Porchat. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Com uma carreira repleta de sucessos e de polêmicas, Porchat teve seu talento revelado durante o Programa do Jô, em 2002. Na época, era estudante de Administração da ESPM e estava no auditório do talk show, com os colegas da universidade. No intervalo, passou um bilhete para o apresentador, dizendo que gostaria de apresentar um número de comédia. Jô o chamou para o palco e, ao final, ele foi bastante aplaudido e elogiado pelo apresentador. Três anos depois, Porchat estreou no teatro, com uma peça de sua autoria, Infraturas, na qual contracenava com Paulo Gustavo.

Não demorou muito para integrar o quadro de redatores do programa humorístico Zorra Total, na TV Globo. Porchat escreveu várias peças teatrais, como Olho de Boneca, Elas Morrem no Fim e Velha é a Mãe. É um dos fundadores da produtora de vídeos Porta dos Fundos. No canal do YouTube, atua e escreve esquetes humorísticas que carregam ácidas críticas sociais. Na televisão, coleciona sucessos, como Papo de Segunda e o atual, Que história é essa, Porchat?.

Junto com os sucessos, as polêmicas. Em 2019, ele participou, ao lado de Gregório Duvivier do filme A Primeira Tentação de Cristo, mostrando um Jesus gay. Além das críticas de grupos religiosos, a fita provocou outras reações violentas de setores radicais, como ameaças aos atores e até um atentado à bomba contra a sede da produtora Porta dos Fundos, que ele criou em parceria com Duvivier, no Rio de Janeiro.

O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Renata Simões, repórter do Metrópolis da TV Cultura; Rosana Hermann, escritora e roteirista; Edgard Piccoli, comunicador; Ale Santos, escritor, apresentador do podcast Infiltrados no Cast e colunista do site Ponte Jornalismo; e João Batista Jr, repórter da revista Piauí. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.