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Startup digital baiana de conteúdos negros quer ser a maior do Brasil

A AFRO.TV pretende ser  ser a maior produtora de conteúdo digital para a comunidade afro-brasileira 

Foto: Instagram/Reprodução
AFRO. TV
A plataforma terá sede em Salvador, a capital mais negra do Brasil

Enaltecer a cultura negra com temas que abordem a política, economia, música, artes, comportamento e entretenimento. Esse é o objetivo da AFRO. TV, plataforma de mídia que pretende ser a maior produtora de conteúdo digital para a comunidade negra.

A plataforma, que estreou no mês da consciência negra em 2020 no Instagram, é uma startup de conteúdo audiovisual digital e  branded content ( criação de conteúdo relacionado ao universo de uma marca) para o mercado afro brasileiro e outros segmentos que envolvem diversidade e representatividade desta comunidade.

A empreitada é de Paulo Rogério Nunes, sócio-investidor da AFRO.TV, cofundador do Instituto Mí­dia Étnica, do Portal Correio Nagô e consultor em diversidade . Para ele, a plataforma vem preencher um vazio no Brasil de entretenimento e conteúdo digital que falem com e para a população negra.

Paulo Rogério/Instagram

Publicitário e empreendedor, Paulo Rogério é cofundador do Instituto Mídia Étnica

“A AFRO.TV quer preencher o espaço deixado pelo segmento de mídia no país, que nos vê como invisíveis. Resolvi investir em uma empresa que mostre a diversidade da nossa população. O projeto não é uma TV aberta, mas sim, um conteúdo digital customizado para atender uma demanda de mercado para a comunidade negra que fale narrativas negras no meio digital.  A plataforma acessa as principais fontes sobre o tema afro no Brasil e no mundo”, explica o sócio-fundador.

O projeto possui  a qualidade técnica da TV com os novos formatos do digital e inteligência de dados. O tema da representatividade será o grande foco dos conteúdos a serem criados por uma equipe especializada.


Investimento Internacional

A  startup conta com investimento da empresa norte-americana AFAR Ventures LLC, uma agência criada por investidores negros com sede nos EUA, e,  acionista majoritária da AFRO. TV. 

Em uma pesquisa inédita encomendada por esta empresa, constatou-se que os afro brasileiros consomem cerca de  R$ 1.8 trilhão de reais por ano, porém há  poucas opções de canais e plataformas de mídia que contem suas histórias de maneira autêntica. 

 David A. Wilson, sócio da AFAR Ventures e investidor da startup no Brasil, prevê que a plataforma digital venha preencher esta não representatividade.

“Nós estamos animados em criar oportunidades criativas com contadores de histórias afro-brasileiros e marcas que estão buscando falar com esta comunidade por meio de conversas e conteúdos autênticos e engajados”, diz o investidor.


A startup iniciou a produção de conteúdo na modalidade beta, no dia 27 de novembro, no Instagram e dará “voz à comunidade negra” com talk shows, entrevistas, documentários, reportagens e  vídeos históricos que falem e abordem a história negra no Brasil.

Paulo Rogério revela que chegou a procurar empresários no país para falar sobre o projeto e conseguir investimentos, mas sua procura foi em vão.

“ Somos um país racista. O empresariado brasileiro tem dificuldade de ver o negro como alguem que consome e gera lucro, eles não entendem esta questão, são abertamente não receptivos a esta nova ideia. Nos EUA, há um mercado grande que fala com a comunidade afro-americana e que gera lucros bilionários e isto traz um retorno comercial e social gigantesco”, diz o investidor,  afirmando que a AFRO. TV vai expandir o seu alcance em 2021,com outros canais de distribuição, como aplicativos e similares. “A gente vai ter um conteúdo qualificado no qual a pessoa possa acessar em qualquer lugar”.

Sede em Salvador e correspondentes nacionais

A plataforma terá sede em Salvador, a capital mais negra do Brasil onde será seu estúdio principal, mas terá correspondentes em outras  partes do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. 

Alguns nomes do mercado como a influenciadora paulistana Daniele Da Mata e a atriz  baiana Maria Gal, além dos apresentadores Tiago Rocha e  Sara Barbosa já estão confirmados, também.

A AFRO TV.   é uma plataforma baseada em dados e conta ainda com diversos profissionais de pesquisa e produção com experiência em identificar novos talentos  e tendências em comunidades periféricas  e favelas do Brasil, será um local para dar visibilidade a esses novos talentos que estão fora do radar dos grandes grupos de mídia e será um espaço qualificado para marcas conhecerem essa audiência por meio de dados atualizados de consumo e comportamento, além de criarem soluções em conjunto.


A plataforma já  possui na primeira fase, episódios da série “Momentos Negros” que já vem sendo exibidos nas redes sociais em caráter experimental em um perfil com  100 mil seguidores, em cerca de 3 meses.  No verão, a plataforma pretende criar uma programação focada em conteúdo com artistas, influenciadores e criadores de conteúdos em áreas como entretenimento, moda e comportamento.

 

 

Mercado global e turismo negro

O canal AFRO.TV nasce no Brasil, mas estreia com pretensões globais, uma vez que seu time internacional está conectado com vários mercados. 


Em 2021, na segunda fase do projeto, a plataforma deve contar com correspondentes internacionais em cidades como Cali, na Colômbia, Lagos na Nigéria, Joanesburgo na África do Sul e Nova Iorque nos Estados Unidos.  

A  startup fechou  parceria com o Salvador Airport, administradora do aeroporto de Salvador, para a produção de uma web série sobre o Turismo Afro em Salvador. A campanha chamada "Salvador: capital afro cultural do Brasil" será divulgada nas redes sociais da AFRO.TV Brasil com chamadas em leds dentro do aeroporto. 

Para saber mais, acesse:  https://www.afro.tv/