Palco

Amor é tema do novo espetáculo do BTCA e OSBA no "Voltando aos Palcos"

?Atravessar? estreia em transmissão ao vivo diretamente da Sala do Coro do TCA

A quinta criação inédita da parceria do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) para o projeto “Voltando aos Palcos” estreia no dia 27 de novembro. Em “Atravessar”, os dois corpos artísticos oficiais da Bahia tratam de amor e presença, numa concepção coreográfica de Dina Tourinho, com assistência de Rosa Barreto e Dayana Brito, tendo no elenco os bailarinos Cristian Rebouças, Dayana Brito, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Rosa Barreto e Ruan Wills e o violoncelista Thomaz Rodrigues, que executa a trilha ao vivo. O espetáculo terá transmissão ao vivo, diretamente da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e na TVE Bahia, às 20h. 

Para o trabalho, a inspiração parte do entendimento de que amar é verbo dinâmico que nos constitui, nos atravessa e nos faz atravessar muitos mares e oceanos: o amor nos faz existir e ser fiéis a nós mesmos, ser presença e compartilhá-la com o outro. E quando afundamos no mar, nessa travessia, nos perdemos de nós, e o amor se afoga e morre. Mas sempre é tempo de amar e iniciar uma nova travessia. Ao estabelecer uma contraposição com a imensidão das águas, a música de Bach para violoncelo nos coloca diante do uno, da visão mais íntima e fiel do nosso ser. Executada pelo chefe do naipe de violoncelos da OSBA, ela transporta a uma rica viagem pelos mais recônditos lugares do nosso eu. 

Na pílula cênica de abertura do programa do dia, Mônica Nascimento assina criação e interpretação, também acompanhada de Thomaz Rodrigues no violoncelo. Em diálogo com a tempestade de sentimentos do espetáculo principal da noite, a bailarina dança as incertezas do artista no trajeto entre o camarim e o palco numa metáfora da trajetória dessas pessoas, que se lançam na arte e enfrentam todos os medos, as pequenas desistências, as retomadas, as dúvidas e as lutas pra conseguirem se manter vivos e produtivos, atravessando esse mar inconstante que é a vida artística. 

BTCA e OSBA no “Voltando aos Palcos” – O BTCA e a OSBA têm se conectado fortemente para promover colaborações artísticas em parceria, numa proposta anual de realizações. Em 2019, esse encontro originou o espetáculo “A História do Soldado”. Agora, o conjunto de seis criações inéditas estreadas quinzenalmente no “Voltando aos Palcos” são a entrega expressiva dentro das contingências atuais: uma maneira de continuar oferecendo ao público espetáculos que destacam a dança e a música, assinados pelas companhias artísticas oficiais da Bahia. O TCA, enquanto equipamento cultural público, corresponde, assim, ao seu compromisso de manter seus corpos ativos, em um formato inovador, buscando constantemente soluções técnicas, poéticas, analógicas e digitais para promover cultura neste momento. 

Em pequenas formações de bailarinos e músicos, BTCA e OSBA tomam como inspiração artística para esta série questões humanas que se acentuam no momento atual: a proposta é que cada montagem faça refletir sobre os desafios de hoje, mas sem limitação a este tempo, como crônicas não datadas. Os diretores artísticos das companhias estão diretamente envolvidos: Wanderley Meira, do BTCA, responde pela Direção Geral, e o maestro Carlos Prazeres, da OSBA, pela Direção Musical. 

Depois da estreia no dia 2 de outubro com “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço”; do especial de Dia das Crianças, no dia 16 de outubro, com “Cria”; uma homenagem aos griôs tropicalistas no dia 30 daquele mês, em “Pés a Pés”; e “Des faces”, em 13 de novembro, tratando dos disfarces humanos; a agenda se encerra, depois desta sessão com “Atravessar”, com “Umbigo”, uma reflexão sobre a maternidade, no dia 11 de dezembro. 

Sobre o “Voltando aos Palcos” – É na Sala do Coro que o Complexo do TCA dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos. No projeto “Voltando aos Palcos”, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto fazem shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – apresentam performances inéditas especialmente criadas para esta série, que tem transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia e, no caso dos shows, também na 107.5 Educadora FM Bahia, de 25 de setembro a 11 de dezembro, sempre às sextas-feiras. O “Voltando aos Palcos” se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, são seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes. A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo. 

“Voltando aos Palcos” apresenta: 

Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia 

Em: “Atravessar” 

BTCA:  

Criação coreográfica: Rosa Barreto e Dayana Brito 

Assistente de coreografia: Rosa Barreto 

Bailarinos intérpretes: Cristian Rebouças, Dayana Brito, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Rosa Barreto e Ruan Wills 

OSBA: Thomaz Rodrigues (violoncelo) 

Trilha sonora: 

J. S. BACH – Suíte para violoncelo nº 1 em Sol maior, BWV 1007 (20') 

I. Prelúdio 

II. Allemande 

III. Courante 

IV. Sarabande 

V. Minueto I 

VI. Minueto II 

VII. Gigue 

J. S. BACH – Suíte para violoncelo nº 2 em Ré menor, BWV 1008 

IV. Sarabande 

 

Pílula cênica de abertura 

BTCA: Criação e interpretação: Mônica Nascimento 

OSBA: Thomaz Rodrigues (violoncelo) 

Trilha sonora: 

J. S. BACH – Suíte para violoncelo nº 2 em Ré menor, BWV 1008 

I. Prelúdio  

 

Quando: 27 de novembro de 2020 (sexta-feira), 20h 

Onde: Transmissão ao vivo a partir da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) 

Canal no YouTube do Teatro Castro Alves: www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial 

TVE Bahia