Palco

Festival de Arte de Mulheres Negras retorna ao palco do Teatro Gamboa

Serão dois espetáculos no final de semana

O Teatro Gamboa dá continuidade nesta semana à programação especial Novembro Negra, online, com oficinas, show e espetáculos compondo a grade do espaço cultural. O ÌYÁ’S — Festival de Arte de Mulheres Negras assume o palco do teatro de quinta a domingo, com os espetáculos Sobejo e Ojú Òbe. Antes disso, amanhã (18) acontecem as oficinas YoGamboa e Dança Sagrada dos Orixás, além do pocket show de Jann Souza.

Os ingressos para cada uma das apresentações custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) e podem ser comprados no https://www.teatrogamboaonline.com.br/. É por lá também que ocorre a transmissão ao vivo da programação, que fica disponível para assistir até 24 horas depois do horário marcado.

Confira a agenda completa:

Quarta, 18

Oficina YoGamboa - Consciência corporal plena (com Juli de Matos): A prática dessa semana traz foco no alinhamento e na atenção plena de cada parte do corpo. O praticante poderá trazer para sua rotina a consciência de si através da prática de yoga. Será trabalhado o exercício com foco no momento presente, situando o praticante no espaço no seu próprio corpo para, dessa forma, evitar vícios de má postura e melhorar a atitude mental perante a vida. 13h, classificação livre.

Oficina Dança Sagrada dos Orixás (com Zé Ricardo): A oficina propõe uma releitura das danças dos deuses do panteão africano observando o gestual sagrado nas suas formas e significados. As aulas acontecem de forma harmônica embalada pela música e tendo sempre as histórias (oriki) como base para o entendimento. 15h, classificação livre.

Pocket Show Jann Souza + PAPOgamBOA: Jann Souza é uma artista independente, cantora solo, que vai apresentar músicas autorais e suas versões covers. O repertório traz as autorais “Passarinho”, “Moça” e “Saudade”, alternadas com a narração de histórias de como essas músicas foram escritas ou inspiradas. Jann apresenta ainda releituras de canções como “Zero”, de Liniker, “Envolvidão”, de Rael da Rima e “Triste, Louca ou Má”, da Banda Francisco El Hombre. Após a apresentação do espetáculo vai rolar uma atividade bônus: o PAPOgamBOA, um momento de interatividade com o público em um bate-papo com a artista. 19h, classificação livre.

Quinta (19) e Sexta (20)

Sobejo + PAPOgamBOA: Primeiro solo da atriz e produtora Eddy Veríssimo, a peça foi escrita e dirigida pelo ator, dramaturgo, diretor e figurinista Luiz Buranga. O espetáculo retrata a repressão contra a mulher, a submissão feminina e o sistema patriarcal instituído socialmente, o confronto entre a fé e a dor, os sonhos e a realidade, a infância e a maturidade, trazendo para o universo da cena uma reflexão acerca da vida das mulheres dentro do contexto contemporâneo com foco na violência contra o gênero feminino. Após a apresentação do espetáculo vai rolar uma atividade bônus: o PAPOgamBOA, um momento de interatividade com o público em um bate-papo com a artista. 19h, classificação: 16 anos.

Sábado (21) e Domingo (22)

Ojú Òbe + PAPOgamBOA: A obra autoral idealizada por Sanara Rocha fragmenta-se em sete performances visuais e sonoras que falam sobre o impacto do racismo estrutural brasileiro em suas múltiplas dimensões de violência sobre os corpos de pessoas não brancas, especialmente sobre corpos femininos e dissidentes.  Após a apresentação do espetáculo vai rolar uma atividade bônus: o PAPOgamBOA, um momento de interatividade com o público em um bate-papo com a artista. 19h (sábado) e 17h (domingo), classificação: 16 anos.