Música / Palco

TCA em Casa: confira programação da última semana de outubro 

Foto: Divulgação
Música
Ayá

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu “TCA em Casa”. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.

Destaque para a abertura das inscrições da 3ª edição dos Cursos de Música do TCA na Quarentena e mais uma edição do “Voltando aos Palcos” com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). 

A cantora Ayá teria feito o show “PRÉ TRÁ TRÁ”, acompanhada de quarteto de cordas com integrantes do NEOJIBA, no primeiro semestre deste ano, na Sala do Coro do TCA.

Com a suspensão da programação, a apresentação acontecerá futuramente, mas a “Terça da Música”, em sua versão digital, adianta um gosto do trabalho, exibindo videoclipe da música “Melanina”, no dia 27 de outubro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). 

A cada 15 dias, o BTCA e a OSBA estreiam um novo espetáculo dentro do projeto “Voltando aos Palcos”, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA. “Pés a Pés”, terceira montagem desta série, homenageia os griôs tropicalistas numa coreografia dos dançarinos Jai Bispo e Paullo Fonseca, acompanhados de quinteto de cordas da OSBA: José Fernandes e João Campos (violinos), Thiago Neres (viola), Luiz Daniel Sales (violoncelo) e Gabriel Couto (contrabaixo).

Na abertura do programa do dia, pílula cênica será protagonizada pela dançarina Dina Tourinho, ao som do violino de José Fernandes. A obra inédita terá transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA e na TVE Bahia, no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h40.  

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança seguem na virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança.

Nesta semana, no dia 29, uma aula especial de Profilaxia do Movimento será com a professora convidada Márcia Pinheiro, dançarina e coreógrafa, formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, primeira bailarina do Ballet Jovem do Estado da Guanabara de 1969 a 1973, e que já ministrou aulas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Escola de Danças Maria Olenewa, no Corpo de Baile das cidades de Nitero?i e Rio de Janeiro, na Companhia Deborah Colker e Centro de Danc?a Deborah Colker. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 19h. 

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – A programação da Orquestra Sinfônica da Bahia em seu “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos que levam sua música e experiência para a internet, apresenta duas ações no dia 28 (quarta-feira), data em que será publicado, em suas redes sociais, mais um vídeo do “Abraço da OSBA”, que desta vez prestará homenagem à cantora e compositora baiana Margareth Menezes, que completa 58 anos neste mês.

O vídeo musical traz músicos da OSBA interpretando um trecho de “Dandalunda”, composição de Carlinhos Brown, mas que se tornou sucesso na voz de Margareth. E, às 19h, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), o “Cineclube OSBA” debate o documentário brasileiro “Torre das Donzelas” (2018), de Susanna Lira. O bate-papo terá a presença da própria diretora, ao lado de Flávia Tygel, compositora da trilha musical do filme; Guilherme Maia, professor e pesquisador em música para cinema e coordenador do LAF; e Ygor Ghensev, violoncelista da OSBA e compositor de trilhas musicais para filmes. 

A Academia Virtual da OSBA, que teve início em setembro com 84 alunos de todo o Brasil, realiza masterclasses sobre instrumentos abertas ao público nos meses de outubro e novembro. Serão oferecidas 80 vagas gratuitas para cada instrumento, com aulas realizadas pelos músicos da OSBA, via plataforma de videoconferência Zoom. É necessária inscrição prévia. 

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. Desde maio, duas edições foram realizadas, atendendo mais de 500 pessoas de diversas cidades da Bahia e do Brasil. Agora, será aberta uma nova temporada de ensino a distância para interessados em adentrar neste mundo – não é necessário conhecimento prévio, o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.

São oferecidas três turmas, com duas aulas semanais cada, totalizando 185 vagas: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à OSBA.

Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. A trajetória terá duração de um mês, com aulas realizadas no período de 16 de novembro a 18 de dezembro. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 26 e 30 de outubro (até 19h), através de preenchimento de formulário disponível no site www.tca.ba.gov.br. 

TCA em Casa - 5ª semana de outubro de 2020 

26 de outubro = Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h 

= Academia Virtual da OSBA 

Masterclass Trompa com Dayanderson, 18h 

Masterclass Trompete com Heinz Schwebel, 20h 

= BTCA Movimenta Home Office 

Alongamento com Dina Tourinho, 19h 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

Inscrições abertas para a 3ª edição 

 

27 de outubro = Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 

= Terça da Música 

Com Ayá, 12h 

= Aulas abertas BTCA 

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30 

= Academia Virtual da OSBA 

Masterclass Trombone com Michele Girardi, 18h 

Masterclass Tuba com Renato Pinto, 20h 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

Inscrições abertas para a 3ª edição 

 

28 de outubro = Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

= Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30 

= Academia Virtual da OSBA 

Masterclass Percussão com Paulo Zorzetto, 18h 

= OSBA Extensão 

Cineclube OSBA, 19h 

= #OSBAFLIX 

“Abraço da OSBA” – homenagem a Margareth Menezes 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

Inscrições abertas para a 3ª edição 

 

29 de outubro = Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 

= Aulas abertas BTCA 

Especial de Profilaxia do Movimento com Márcia Pinheiro, 14h30 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

Inscrições abertas para a 3ª edição 

 

30 de outubro = Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

= Voltando aos Palcos 

BTCA e OSBA em “Pés a Pés”, 20h40 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

Inscrições abertas para a 3ª edição