Neste momento, cerca de quase metade da população mundial encontra-se confinada, medida necessária em função da emergência global provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Diante das incertezas e do luto que o país enfrenta, a cultura surge como uma oportunidade de conexão e celebração dos laços que os brasileiros.
Com o objetivo de transmitir e promover o Patrimônio Cultural Brasileiro às populações em isolamento, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa da MuseumWeek 2020, evento cultural respaldado pela Unesco que celebra a arte e a cultura nas redes sociais. Com o tema união, a iniciativa acontece entre os dias 11 e 17 de maio.
A proposta do festival é simples: sete dias e sete temas que, em forma de hashtags, inspiram instituições a compartilharem textos, imagens, vídeos e conteúdo sobre o seu trabalho nas redes sociais. Neste ano, as propostas refletem assuntos relevantes em meio à crise sanitária mundial.
No dia 11 de maio, os trabalhadores que trabalham na linha de frente da luta contra a COVID-19 serão homenageados com a hashtag #HeroisMW.
Depois, no dia 12, #CulturanaQuarentenaMW, inspirado na iniciativa do Museu Getty (#ArtInQuarantine), convida as pessoas em confinamento a recriar obras de arte a partir de objetos e pessoas de sua própria casa.
Já no dia 13, será a vez do tema principal da Museum Week, #JuntosMW, um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos: “Sozinhos, vamos rápido; juntos, vamos mais longe”.
O dia de relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado em 14 de maio, com #MomentosMuseuMW.
O dia 15 será dedicado às mudanças climáticas com o #ClimaMW, e, no dia 16, será utilizada a hashtag #TecnologiaMW, dedicada às iniciativas on-line que permitem a criação de laços entre as pessoas.
A semana terminará no dia 17, com um dia dedicado a #SonhosMW, que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de construir um futuro melhor.
No Iphan, as ações se desenrolarão nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O Instituto trabalhará conteúdos envolvendo o Patrimônio Cultural Brasileiro a partir de diferentes perspectivas, buscando a interação com seus seguidores nos meios digitais.
MuseumWeek
Lançada em 2014 graças a uma parceria de 12 museus franceses que visava a promoção dessas instituições, a MuseumWeek cresceu e rapidamente chegou aos cinco continentes, acolhendo instituições de cultura, artes e ciências.
Em 2019, o evento reuniu mais de 6 mil instituições culturais de mais de 100 países, criando um engajamento com mais de 60 mil pessoas. Em 2020, devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o número de participantes tende a ser ainda maior, já que os museus e outros espaços culturais encontram-se fechados.