Os principais especialistas em saúde da China e dos Estados Unidos concordaram, durante um webinar (seminário via web), em agir em conjunto e seguir as orientações científicas na luta contra a COVID-19, disse a organizadora do evento nesta sexta-feira.
"Eles trocaram opiniões e chegaram a uma conclusão muito positiva no final. Como dito pelo professor Barry Bloom, de Harvard, os cuidados de saúde são locais, mas a pesquisa de saúde é global. O mundo deve confiar em métodos científicos para lidar com a pandemia. Também devemos usar métodos científicos para encontrar a origem do vírus", disse Florence Fang, co-fundadora da recém-criada Aliança Global para Combater COVID-19 (GACC, sigla em inglês), um órgão sem fins lucrativos.
"Se queremos vencer esta guerra contra o coronavírus, devemos trabalhar juntos globalmente e não sermos enganados pela desinformação de todos os tipos. Devemos ouvir informações científicas e deixar a ciência nos dizer o que fazer. Esse é o consenso que alcançamos neste webinar", disse Fang.
Os palestrantes chineses no webinar incluíram Zhong Nanshan, renomado especialista em respiração e acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia; Qiao Jie, presidente do Terceiro Hospital da Universidade de Pequim e também acadêmica da Academia Chinesa de Engenharia; e Zhang Wenhong, chefe da equipe de especialistas clínicos da COVID-19 de Shanghai.
A eles se juntaram Barry Bloom, ex-diretor da Escola de Saúde Pública T. H. Chan de Harvard; Sten Vermund, diretor da Escola de Saúde Pública de Yale; e Brian Bosworth, chefe de medicina do Hospital Langone Health's Tisch da Universidade de Nova York.
Segundo Fang, o webinar recebeu muitos feedbacks de algumas autoridades dos EUA.
"Tive um telefonema com a vice-governadora da Califórnia, Eleni Kounalakis. Ela expressou seu apoio e agradecimento por essa atividade", disse Fang à Xinhua em uma entrevista online.
"Um dos propósitos para organizar este webinar é promover as relações e o entendimento sino-americanos. Devemos unir nossas forças para agir contra ameaças comuns. Não podemos lutar separadamente, sem mencionar briga entre nós", acrescentou Fang.
Fang disse que já está planejando outro fórum online para especialistas chineses e americanos se concentrarem no desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus.
A GACC, que visa criar um ambiente colaborativo para que os principais especialistas em saúde do mundo compartilhem experiências e ofereçam suporte técnico, organizará uma série de fóruns e seminários online no futuro próximo.
O público-alvo dos eventos será principalmente profissionais de saúde e elaboradores de políticas, com eventos selecionados abertos ao público, de acordo com Fang.