Saúde

Curta de Casa: dicas para espantar o estresse e o tédio (sem ir para a rua)

Assine (é de graça) o podcast Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: pxhere/Creative Commons

Olá este é o podcast Curta de Casa.

-- Tenha acesso a todos os episódios do podcast Curta de Casa

Clique no Play e ouça o Curta de Casa

***

Eu confesso que hoje acordei estressada. Vesti logo o camisão que tenho onde tem escrito "Dr. Spock para presidente (do planeta)", com ele fazendo aquele sinal de vida longa e próspera...

Estou com ele e não abro porque a vontade hoje é de pedir para parar o mundo que eu quero descer...

Ok, ok, ok, fico  em casa sim, está certo. Certíssimo! Mas ficar em casa 24 horas por dia não está sendo fácil pra ninguém.

Você faz o trabalho home office, fica preocupado com dinheiro, faz o trabalho doméstico que nunca acaba, cuida de todo mundo; se tiver criança tem dever de casa online, se já estiverem na idade de escola; se não, tem entretenimento full time.

Plantas, bichos, e mais trabalho doméstico.

E como será que está a família? E os amigos? Estão todos se cuidando bem? Preocupação, preocupação, preocupação.

Faz compras delivery e recebe em casa com uma máscara na cara e a roupa da faxina. Ou vai no mercado com uma fila danada e depois chega a hora da nova delícia das delícias: lavar absolutamente todas as compras. Odeio as caixas de papelão...

E as notícias? Se você se deixar apanhar no tiroteio de informação que às vezes acontece – e muito cuidado com as fake news - ao final do dia você sabe menos sobre o coronavírus do que quando acordou.  

Foto: pxhere/Creative Commons
Banana

Outro dia eu estava tão sufocada que saí de casa toda paramentada com minha máscara fashion de tecido africano para comprar banana aqui no Rio Vermelho.  E olha que eu nem gosto tanto assim de banana.

Eu simplesmente precisava sair!

Aí olhei a rua, senti a luz do sol na pele, suei, passei calor mesmo, comprei a banana e voltei para casa andando. Até subir a ladeira a pé foi legal...

Mas eu tomei todas as medidas de precaução na rua e quando cheguei em casa lavei banana por banana. Que experiência...

Ai... Pois é, e em nome de combater o estresse que anda azoretando a gente que este Curta de Casa vai ser todo para isso. Vamos nessa!

***

E eu começo falando dos sucos anti-estresse. Peguei três receitas, com maracujá, maçã e cereja. Mas cereja é difícil de achar aqui e muito cara então descartei logo para não deixar ninguém estressado. Achei também o suco de alfafa, mas não sei onde compra alfafa em Salvador aí já deixei pra lá também...

Vamos então de suco de maracujá, com morango, alface, castanha do Pará e mel. Eu acho que esse vai deixar você zen, zen..

O outro leva  maçã, alface e abacaxi. E eu estou achando que o grande segredo aí é o alface viu... Quando eu era criança alface era receita certa para fazer dormir.

2 receitas de sucos para combater o estresse – nutricionista Tatiana Zanin do site www.tuasaude.com

O suco de maracujá é bom porque diminui a irritabilidade, ansiedade e a insônia.

Maracujá
Foto: pxhere/Creative Commons

Suco de maracujá 

Ingredientes

-- Polpa de 1 maracujá
-- 2 morangos
-- 1 talo de alface
-- 1 copo de iogurte desnatado
-- 1 colher de levedo de cerveja
-- 1 colher de lecitina da soja
-- 1 castanha-do-pará
-- Mel a gosto      

Modo de preparo

1) Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir.

Suco relaxante de maçã

Este é um suco perfeito para o fim do dia, devido aos componentes calmantes da alface. Além disso, o suco contém fibras da maçã e enzimas digestivas do abacaxi, que facilitam a digestão, por isso, deve ser ingerido, principalmente, após o jantar.

Ingredientes

-- 1 maçã
-- 115 g de alface
-- 125 g de abacaxi

Modo de preparo

1) Misture todos os ingredientes na centrífuga. Dilua em água, se necessário, e sirva decorado com uma fatia de maçã.

Maçã
Foto: pxHere/Creative Commons

***

E aqui temos a nossa primeira convidada, a nutricionista Michele Arruda que vai falar sobre o que consumir, não só para combater o estresse, mas para aumentar a imunidade, o que já deixa a gente mais de boa também...

Clique no Play para ouvir a nutricionista Michele Arruda (a partir dos 3 minutos 32 segundos)

E olha, a nutricionista Michele Arruda chama a atenção para a necessidade da gente beber água e dá uma fórmula legal para saber o quanto você deve beber por dia: 35ml por quilo. Faça seu cálculo.

Mas você não quer tomar suco? Que tal chás calmantes? Café, não, nem pensar! Hoje não! Segure a onda só um dia...

E aqui vão 7 indicações para combater ansiedade, insônia e nervosismo:

1 - A campeã é a passiflora incarnata, a flor do maracujá, que tem fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar, combater a ansiedade e deixar você mole para um soninho bem gostoso

2 -.A alfazema é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes.

3 - A camomila, nossa velha conhecida,  tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso;

4 - Erva de São-João ou hipericão é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo;

5 - A melissa ou cidreira tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;

6 - A tília possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso;

7 - E a valeriana tem ação calmante e estimulante do sono;

E qual é a maneira certa de fazer um chá calmante?

Selecione a planta que você quer usar para fazer o chá e adicione um sachê, ou 20 gramas da planta, a uma xícara de água fervente por aproximadamente 5 a 10 minutos.

O chá pode ser tomado de duas a três vezes ao longo do dia ou antes de situações que provoquem mais estresse.

***

E agora, depois e um chazinho calmante, que tal tentar fazer uma meditação?

Meditação
Foto: pxhere/Creative Commons

Confesso que eu ainda não consegui estabelecer uma rotina nem achar uma meditação guiada (na internet, claro) com a qual eu tenha me identificado.

Tá, eu sou eletriquinha e acho chatas as trilhas sonoras que usam, mas eu sei, eu sei com todas as minhas forças que meditação é uma coisa que vai me fazer muito bem.

Eu sei que preciso, por isso chamei Ana Paula Nobre que é jornalista (então conhece bem o estresse da profissão) e terapeuta sistêmica integrativa. Ela vai falar da importância da meditação num momento como este que estamos vivendo.

Clique no Play para ouvir a terapeuta Ana Paula Nobre (a partir dos 8 minutos e 7 segundos)

Mas sabe o que eu consegui fazer e estou fazendo todos os dias? Yoga! Eu adoro pilates, alongamento, mas yoga eu tinha resistência.

Me sentia obrigada a ficar numa postura que sempre parecia me esticar para lugares nunca dantes esticados e ainda respirar certo e ter uma reverência aos cinco mil anos de civilização dos indianos.

Mas eu achei uma garota carioca suingue sangue bom na internet, Fernanda Rayol, e curti o jeito dela... Estamos nos dando bem e eu faço a prática (já estou toda metida) ou ao acordar ou no começo da noite e realmente tem me feito muito bem.

E aí eu chamei aqui a professora de yoga Clarice Val que vai ensinar uma técnica de respiração que pode ser feita em qualquer lugar e é excelente para acalmar.

Clique no Play para ouvir a professora de yoga Clarice Val (a partir dos 10 minutos e 38 segundos)

Mas se o seu dia está especialmente pesado você pode apelar para os Florais de Bach, por exemplo. Eu usei bastante em momento complicados de minha vida e me fizeram bem. Para falar sobre eles eu chamei a terapeuta integrativa Ayesca Azevedo.

Clique no Play para ouvir a terapeuta Ayesca Azevedo(a partir dos 12 minutos e 58 segundos)

Mas eu também chamei para conversar com a gente Diego Wildberger, psicoterapeuta especialista em gestão do estresse, que dá toques super bons sobre como lidar com a pressão deste momento.

Clique no Play para ouvir o psicoterapeuta Diego Wildberger(a partir dos 14 minutos e 40 segundos)

***

Agora se suco, chá, meditação, yoga, florais e os conselhos do terapeuta não resolveram o seu caso, faça como eu, apele para as atitudes extremas! Coma chocolate!

Chocolate
Foto: pxhere/Creative Commons

Fechando este Curta de Casa de hoje eu trago uma receita assinada pelo premiado chef de cozinha Guto Lago: bolo de chocolate vegano! Além de ser gostoso, o chocolate pode efetivamente ajudar a diminuir os níveis de estresse, segundo pesquisa da  Loma Linda University Health, do Sul da Carolina, nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, o consumo de chocolate amargo (com mais de 70% de cacau) tem efeitos positivos na saúde cerebral, diminuindo os níveis de estresse e inflamações, melhora o humor, a memória e até a imunidade.

E a receita de Guto Lago ainda por cima é vegana! Ou seja: não causa mal a nenhum ser do planeta!

Bolo de chocolate vegano 

Ingredientes
-- 1/4 xícara de cacau em pó
-- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
-- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
-- 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
-- 1/4 de colher (chá) de sal
-- 3/4 de xícara de açúcar demerara
-- 1 xícara de água
-- 1/4 de xícara de óleo coco ou azeite de oliva
-- 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
-- 1 colher (chá) de vinagre de maçã

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento químico em pó e o sal. Em seguida, adicione o açúcar e misture. Adicione água e o óleo de coco e misture delicadamente até obter uma massa lisa e homogênea. Para finalizar adicione o extrato de baunilha (opcional) e o vinagre de maçã incorporando tudo muito bem.

Distribua a massa em uma forma de 20 cm untada com óleo de coco e polvilhada com cacau em pó. Leve para assar por cerca de 50 minutos, fazendo o teste do palito. Deixe esfriar e desenforme.

Calda de chocolate vegana (cobertura)
-- 1 xícara de açúcar demerara
-- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
-- 1/2 xícara de água
-- 1 colher sopa de óleo coco

Em uma panela misture o açúcar, o cacau em pó e a água, leve ao fogo médio até levantar fervura, adicione o óleo de coco e continue mexendo durante 12 minutos ou até obter uma calda consistente.

Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro, mais calma agora...

-- Tenha acesso a todos os episódios do podcast Curta de Casa

***

O podcast Curta de Casa tem 2 episódios semanais, que lhe ajudam a se divertir em casa, sem a necessidade de sair para a rua.

Para receber cada episódio em seu celular, faça o seguinte:
1) Baixe um aplicativo de podcast para o seu celular
2) Abra o aplicativo de podcast e faça uma busca por Curta de Casa
3) Ao localizar o podcast Curta de Casa, clique no botão Assinar

Pronto! Agora, sempre que um episódio for para o ar você o receberá automaticamente no seu aplicativo de podcast e poderá ouvi-lo quando (e quantas vezes) quiser.

-- Tenha acesso a todos os episódios do podcast Curta de Casa