Comportamento

Curta de Casa: o que as crianças acham do novo coronavírus

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Foto: pxhere/Creative Commons
Veja como colocar as crianças em contato com as plantas

Olá este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro. Hoje a gente fala de plantas e da relação das crianças com elas e também sobre o impacto desta crise mundial, essa pandemia, em cima dos pequenos...

Joaquim tem 4 anos. Numa das videochamadas para a sua avó Naná, ele perguntou se ela estava trancada dentro de casa. A avó respondeu que sim. Então ele disse: "Vó, fique em casa porque o colonavilus é uma bolona que está na rua pegando os velhos"...

A preocupação de Joaquim ilustra o quanto e como as crianças percebem este momento absolutamente fora do normal que estamos vivendo.

Não estamos em férias antecipadas, estamos mundialmente confinados... Os adultos estressados com a ameaça real da doença, sobrecarregados com o trabalho realizado remotamente e em casa, preocupados com as finanças e com o risco de desemprego. Sem o auxílio dos avós e das funcionárias e funcionários. Todos com a rotina radicalmente mudada, convivendo 24 horas.

Psicólogos e psicanalistas ao redor do mundo têm sinalizado sobre a importância de cuidar da saúde emocional de todos e em especial das crianças.  E orientam que omitir informações sobre a pandemia, ao contrário de proteger as crianças, permite que elas imaginem situações ainda piores do que a realidade.

E os pequenos, que sentem tudo ao seu redor, podem manifestar isso através de aumento ou perda do apetite, crises de irritação, pela ansiedade, pesadelos, regressão do desenvolvimento, perda de concentração, demanda por ainda mais atenção.

Para lidar com isso, os conselhos são: conversa dentro do contexto infantil, explicando o que é esse inimigo invisível, porque e como devemos tomar precauções, porque a criança está sendo privada da escola e do convívio social. E se a criança for muito pequena, use o teatrinho, conte uma história, desenhe com ela e deixe ela se expressar.

O Curta de Casa ouviu crianças de várias idades em Salvador, Aracaju e no Rio de Janeiro para saber como elas estão processando este tal de “colona”, como diz Bernardo, de dois anos

É isso aí Bernardo, esse colona...

Mas como é esse corona vírus para as crianças? E o que ele provoca?

Amanda, Geovana, Guga, Laura e Samuel respondem

E como eles estão se sentindo no meio disso tudo? Mateus, Joãozito e Luiza dizem tudo

Concordo! Ele quer dominar o mundo e a gente de vez em quando se sente em clima de apocalipse !  Mas as crianças sabem direitinho o que fazer para evitar a contaminação. Maria Eduarda, Alice, Júlia, Letícia, Laura Rocha, Rikardo e Manuela explicam tudo.


Foto: pxhere/Creative Commons

E como nós, já estão de saco cheio disso tudo! Bradam Artur, Iasmin, Joaquim e Sabrina.

Xô colonavílus!

O Leiamais-ba está disponibilizando o livro “Meu Herói és Tu”, projeto desenvolvido pelo Grupo de Referência sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias do Comitê Permanente Interagências, e apoiado por especialistas de organizações globais, regionais e locais, além de pais, mães, cuidadores, professores e crianças em 104 países.

Neste trabalho foi realizada uma investigação em árabe, inglês, italiano, francês e espanhol para avaliar a saúde mental e as necessidades psicossociais das crianças durante o surto de Covid-19. Os resultados desta pesquisa foram utilizados para desenvolver a história contada neste livro, que tem como personagem principal a menina Sara e teve roteiro escrito por Helen Patuck.

Com a ajuda de uma criatura mágica, Ario, “Meu herói é você, como as crianças podem combater a Covid-19!” (My hero is you na versão em inglês) explica como as crianças podem se proteger e proteger suas famílias e amigos contra o coronavírus e como gerenciar emoções difíceis quando confrontadas com uma realidade nova e que muda rapidamente. O livro é voltado principalmente para crianças de 6 a 11 anos de idade.

Os realizadores de “Meu Herói és Tu” alertam que  o livro não deve ser lido pelas crianças sozinhas, mas sim com um adulto do lado.. “Meu Herói és Tu” está lá na nossa página para ser baixado gratuitamente.


Imagem: pxhere/Creative Commons

***

E a proposta deste Curta de Casa de hoje é colocar as crianças em contato com as plantas, de várias maneiras. A primeira delas, montando com elas, para elas, o jardim delas. Vamos fazer a meninada  colocar as mãos na terra, ver as plantas crescendo, as flores brotando, as plantinhas dando frutos!

E pode ser no jardim, se não tiver jardim em caqueiros, floreiras, potes reciclados, não importa. Contanto que dê para plantar direitinho, tá valendo.

Bom, e você vai precisar de terra, adubo, o vaso ou o espaço no jardim, e preste atenção ao equipamento especial : luvas que caibam nas crianças, regador pequeno, mini pá, tesoura de poda e plaquinhas de identificação. As plantinhas vão ter nome e sobrenome.

Não dá para plantar qualquer planta, afinal algumas delas têm substâncias tóxicas, que são defesas naturais contra predadores, mas podem causar danos a  humanos e outros animais. Também não dá para usar plantas com espinhos.

E veja bem, além de estimular o contato com a natureza e o cuidado com as plantas, este jardim pode estimular os sentidos dos pequenos. O paladar com  frutas e legumes. Pelo toque nas folhas macias e veludosas, como a violeta, pela visão através da beleza das flores, como o girassol que é bem grandão e lindo. Já o olfato, com as plantas usadas como tempero - alecrim, hortelã, manjericão, coentro, menta, erva doce, erva cidreira – ou as perfumadas como o cravo e o jasmim.

Leto Carvalho, da Jardim no Seu Ap, conta quais são as plantas mais legais para se cultivar num jardim para crianças, aqui em nosso clima e que cuidados básicos elas precisam.

-- Clique no Play aí em cima para ouvir Leto Carvalho contar quais as plantas mais legais para crianças (a partir dos 10 minutos e 17 segundos)

Bom, plantado o jardim, hora de colocar as plaquinhas com os nomes das plantas e se quiser caprichar, bota também o nome científico. Você vai ver seus filhotes falando latim ...

E já que estamos com a mão na massa, ou na terra, eu proponho agora que você faça dois experimentos: o das flores coloridas e o da germinação do pé de feijão, que eu fiz quando crianças e nunca esqueci a emoção de ver ele brotando bem na janela que dava para o pátio lá de casa. 

Para a das flores coloridas você vai precisar de flores brancas ou de cores claras. E tem duas formas de fazer. Na primeira, coloque as flores individualmente em vasos com água colorida com anilina. A flor vai puxar a água e absorver a cor em suas pétalas. A segunda maneira cria uma flor arco-íris e para isso você tem de dividir o caule e mergulhar ele em  vasos com água tingida de cores diferentes. Tem de deixar as flores nos vasos por pelo menos 24 horas.

E o inesquecível experimento do feijão. Coloque um caroço feijão sobre um algodão úmido dentro de um recipiente transparente, que pode ser um copo ou um pote de vidro, se for reciclado, mais legal ainda. Encaixe ele assim de ladinho para ficar mais legal de observar. Não deixe o algodão secar, mas coloque água aos pouquinhos. Vai levar uns dias mas vocês vão ver a germinação completa. Maior emoção ! Quando ele passar de 20 centímetro plante ele na terra.

Achei experimentos bem legais no site labedu.org.br.

-- Vá lá conferir também - https://labedu.org.br/5-atividades-cientificas-para-fazer-com-as-criancas (copie o link e cole em seu navegador)

Para fazer flores coloridas

A flor puxa a água do vaso para sobreviver, e quando a água está colorida, a flor absorve a cor para suas pétalas. O resultado dessa modalidade do experimento é colorir uma flor branca de azul, roxo, rosa, laranja, ou qualquer outra cor. A segunda maneira é colocar uma flor, com o caule dividido, em vários vasos com água tingidas de cores diferentes. Como requer uso de um estilete, essa segunda técnica demanda a presença de um adulto. O resultado final é uma flor arco íris.

Ingredientes
-- 
Flores brancas
-- Água
-- Vasos (podem ser copos de vidro ou descartáveis, vidros vazios de geleia, etc)
-- Anilina ou corante alimentício – quanto maior for a quantidade de cor usada na água, mais forte ficará a cor nas pétalas da flor
-- Estilete

Modo de fazer:

Opção 1 - Encher o vaso de água, misturar com o corante, e colocar a flor branca dentro, como mostrado na figura ao lado. Espere 24 horas e pronto!

Opção 2 - Encha alguns vasos de água com diferentes cores – quanto mais diferentes, mais forte será o efeito arco-íris, mas você pode escolher diferentes paletas de cores.

Divida o caule em partes. Em cada vaso deve ter uma parte do caule, então não recomendamos muitos vasos porque, quanto mais tiverem, mais difícil será a divisão do caule. Faça, de baixo para cima da haste, com uma faca ou estilete, um corte longitudinal de até 15 centímetros de comprimento.

Durante as 24 horas – o tempo necessário para a flor absorver as cores – é importante deixar a flor equilibrada entre os vasos. Se isso estiver difícil, use palitos de churrasco para ajudá-la a ficar em pé.

É um pouco trabalhoso, mas o resultado é bastante recompensador. 

Plante um feijão

Esse experimento já é um clássico. Muitas vezes, inclusive, é uma atividade proposta pela própria escola – colocar um feijão sobre um algodão úmido dentro de um copo plástico e vê-lo crescer.

Propomos aqui que essa experiência seja feita com um pote de geleia – ou qualquer outro pote de vidro reutilizado – de forma que seja possível ver a germinação por completo.

Esse experimento toma um tempo maior e mais paciência, mas é um jeito muito bonito e oportuno de observar o crescimento de uma planta. Observar a germinação da vida é um aprendizado importante, e essa atividade pode gerar interesse e curiosidade sobre plantas e  formas de vida diferentes dos seres humanos!

Ingredientes
-- Pote de vidro
-- Um feijão
-- Algodão

Modo de fazer:

1) Umedeça o algodão com a água
2) Encha o vidro de algodão úmido
3) Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro, como na foto ao lado.

Não deixe o algodão ficar seco – uma vez por dia (ou quando necessário) coloque água aos pouquinhos, para manter o algodão úmido o tempo todo.

Em cerca de 3 dias, a raiz vai começar a aparecer no feijão.

Quando o feijão crescer mais de 20 centímetros, tire do vidro e plante ele em um pote de terra.

E olha só quem está chegando cheia de histórias para contar... é Nairzinha professora, cantora, compositora, pesquisadora, brincante, poeta, contadora de histórias, e adivinhe? A história de hoje é de João e o Pé de Feijão, adaptada do original de Peterson. O conto é de origem Celta e muito característico da cultura escocesa.

-- Clique no Play aí em cima para ouvir Nairzinha (a partir dos 14 minutos e 23 segundos)

***

Agora o meu convite é para que você monte em sua casa ou apartamento um Jardim de Fadas. Mas o que é um Jardim de Fadas? Um cantinho cheio de magia, que pode ser construído em vasos de vários tamanhos, floreiras, potes, canecas, caixotes e ao pé de árvores ou plantas maiores que você tenha, se morar numa casa com jardim.

Um Jardim de Fadas por ter e estilo e os elementos que você quiser. Nem precisa ser de fadas na verdade. Pode ser de animais da fazenda, pode ter como personagens as pessoas de sua própria casa, pode ser de alienígenas ou de bichos fantásticos do nossos folclore, como saci-pererê, Iara, Caipora, aí você já aproveita e conta as lendas! Já pensou que legal ?

Você vai precisar de um lugar para plantar, mudas de plantas, musgos e sementes. Ter pedras bonitas também é legal. Os enfeites para decorar você pode ir buscar em meio aos brinquedos das crianças, como mobílias de casas de boneca, bonequinhos miúdos, mas se quiser meter a mão na massa e criar, o grande lance é fazer com massa de biscuit, que será usada para criar seus próprios personagens do Jardim de Fadas. Já brincou com massinha de modelar  Pois é, é um pouco mais durinha, mas é o mesmo princípio.

Leia Mais

Confira duas receitas de massa de biscuit que não vão nem ao forno nem ao micro-ondas, o que faz com que as crianças possam participar de todas as etapas de criação dos personagens. A ideia é que vocês modelem sem buscar a perfeição de quem faz isso profissionalmente.

Receitas de Massa Biscuit (massa fria)

Receita 1
-- 2 xícaras de chá de amido de milho
-- 1 xícara de chá de cola branca
-- 1 colher de sopa de vaselina líquida ou óleo de cozinha
-- 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco
-- 1 colher de sopa de creme para as mãos (não gorduroso)
-- Misture tudo e está pronto. Use o creme de mãos para sovar a massa.

Durabilidade: 1 mês no saquinho plástico sem ar e fora da geladeira

Receita 2
-- 1 xícara de café de maisena
-- 1 xícara de café de farinha de trigo
-- 1 xícara de café de cola branca
-- 1 colher de chá de creme para mãos não gorduroso.

Misture bem os ingredientes, sempre mantendo as mãos pulverizadas com um pouquinho de farinha de trigo, até a massa adquirir uma textura elástica.

Conserve-a embrulhada em filme plástico

Autora da primeira rreceita: Ticyana
Autora da segunda receita: Pricila Cristine

Fonte: 
-- adorobiscuit.blogspot.com

-- https://artesanatobrasil.net/receita-de-massa-biscuit/

Veja o  endereço de dois sites muito legais onde você pode aprender mais sobre Jardim de Fadas e ver fotos. Não precisa nem dizer que no Pinterest você vai encontrar mil exemplos e enlouquecer...

-- https://www.bagagemdemae.com.br/jardim-de-fada/

-- https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-montar-um-jardim-de-fadas-passo-a-passo/

Mas sabe o que é mágico, o mais mágico de tudo que é mágico? É poder estar com quem a gente ama, vivendo experiências positivas, especialmente se construídas em meio à uma crise.

E agora eu quero falar com as crianças. Gente! Eu quero pedir uma coisa. Parem tudo agora e abracem e beijem quem tiver de gente grande perto de vocês. Agora coloquem a gente grande no colo. Ih, mas eles não vão caber, vão amassar vocês, então coloquem a cabeça deles no colo. Sabe por que? Porque gente grande também precisa de colo de vez em quando.

No vídeo
“O Colo Cura”, com texto de Marcos Piangers

Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro. Vou catar um colinho aqui para me aninhar... Beijos!