As celebrações das Ganhadeiras de Itapuã em 2020 não param. Depois da marcante vitória como samba-enredo da Unidos do Viradouro, agora é a vez do lançamento do DVD Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada (Natura Musical), no dia 11 de abril, às 18h30, na TVE e a partir do dia 12 de abril, no Youtube. O grande público poderá conferir a íntegra do show gravado em julho de 2019, no Palco Principal do Teatro Castro Alves. O DVD celebra a trajetória de um dos mais importantes grupos musicais de cultura popular do Brasil, cujo conteúdo será disponível em versão física e On Demand. A direção audiovisual e artística é da Movida Conteúdo e a produção da Maré Produções Culturais.
O DVD traz participações especiais com artistas como Mariene de Castro, Margareth Menezes, Larissa Luz, Saulo, Malê de Balê, o Sambista Seu Regi de Itapuã e a Unidos do Viradouro. Com direção musical e arranjos de Amadeu Alves, o repertório reúne canções autorais das próprias integrantes do grupo, quanto de compositores do bairro de Itapuã, além de uma passagem por canções de Dorival Caymmi, prestando uma homenagem ao lendário bairro de Salvador. O show registro teve direção artística e audiovisual de Dayse Porto, além da direção de movimento de Nara Couto, cenografia de Renata Mota e iluminação de Irma Vidal.
As obras escolhidas tanto remontam as histórias das Ganhadeiras de Itapuã, cuja função social atravessou os séculos e marca a importância do trabalho das mulheres negras na dinâmica social da cidade, quanto também evocam a paisagem única do bairro.
Além de celebrar a história das mulheres negras, o registro audiovisual do show das Ganhadeiras de Itapuã envolveu o encontro de diferentes linguagens artísticas, evocando a atmosfera de Itapuã, sua paisagem suas cores, a memória do lugar. Um dos mais cantados bairros de Salvador é palco para história das mulheres negras, suas lutas, o matriarcado, seu trabalho e o lugar do canto, como um espaço de criação e reinvenção das crônicas do dia a dia através da música.
O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018 com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda da Bahia. “Coletivos como as Ganhadeiras de Itapuã ampliam a voz de movimentos que buscam maior representatividade dentro e fora do mercado musical”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “De uma forma geral, os coletivos promovem impacto cultural, social e econômico que multiplica o alcance de um patrocínio. A gente investe no coletivo e toda uma rede de pessoas conectada a ele também são impactadas de forma positiva”, completa.
Sonho
Como qualquer debutante, as Ganhadeiras de Itapuã veem na sua festa a realização de um sonho há muito esperado. Dona Maria do Xindó, uma das matriarcas e cantora do grupo, afirma que é uma vitória e a realização de um desejo antigo. “Vemos como a realização de um sonho, algo que queríamos muito e nem mais esperávamos que pudesse acontecer” declara.
De acordo com Verônica Raquel das Virgens, as músicas que compõem o DVD acompanham as mulheres do grupo há muito tempo, desde a infância das cantoras, passando pela fundação do grupo. “As músicas que integram o DVD já são apresentadas pelo grupo há muito tempo e fazem parte de suas vidas. No decorrer da trajetória, chegaram composições de Seu Regi de Itapuã, Amadeu Alves, Dona Eunice entre outros, novos compositores como Edvaldo Borges, com o Samba de Mar Aberto e uma composição minha. É um repertório de músicas que desejam levar magia, encantamento e verdade para o público” revela a integrante do grupo.
“Para mim, o DVD é um registro para as próximas gerações. Deixar para meus netos, bisnetos, tataranetos. Guardar a memória de Itapuã, de um grupo que cantou o jeito de ser desse bairro. E os grupos convidados fizeram parte de nossa história, nos apoiaram ao longo da nossa trajetória” conta Dona Maria Hermínia. Para ela, os grupos culturais de Itapuã são decisivos para mostrar outras feições do bairro, muitas vezes marginalizado e essa obra contribuirá para fazer mais pessoas conhecerem a riqueza do bairro.
Sobre as Ganhadeiras
As Ganhadeiras de Itapuã remontam uma trajetória de gerações e séculos. O bairro de Itapuã, em Salvador, era uma vila de pescadores, e um grupo de mulheres negras já lutava pela subsistência de suas famílias. Elas lavavam de ganho, preparavam peixes e outras iguarias para vender na rua, mercados, feiras. Iam a pé até o centro da cidade, equilibrando balaios nas cabeças. No trajeto, “para espantar o cansaço”, iam compondo e cantando; eram cantigas de roda, sambas e cirandas. Dessa tradição, surge o grupo Ganhadeiras de Itapuã.
Cronistas do dia a dia, as Ganhadeiras comunicam-se com diferentes gerações. Em pleno litoral da capital baiana, sua música foi recentemente nomeada de “Samba de Mar Aberto”, que se distingue das células do samba de roda do Recôncavo e traz características próprias, é aberta à influência da ciranda, sambas de diferentes matrizes, candomblé entre outras misturas rítmicas.
O grupo completou 15 anos em 2019 e já recebeu o Prêmio Culturas Populares – Mestre Duda 100 Anos de Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura, e foi reconhecido como uma das iniciativas exemplares das culturas populares do Brasil. Em 2014, lançou um disco homônimo que em 13 músicas reúne raridades da cultura negra baiana e brasileira, candomblé, a importância da presença e liderança feminina, o amor pela natureza e crianças. O trabalho foi contemplado na 26ª edição do Prêmio da Música Popular Brasileira na categoria Melhor Grupo e Melhor Álbum Regional em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Anote 1!
O que: Lançamento do DVD “Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada”
Data: 11 de abril, às 18h30
Onde: TVE
Anote 2!
O que: Lançamento do DVD “Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada”
Data: 12 de abril
Onde: Canal das Ganhadeiras de Itapuã no YouTube