Boa Notícia / Cidade

Campanha ajuda abrigo de Salvador

Através de mobilização nas redes sociais, empresárias estão arrecadando fundos para instituição carente que cuida de quase 200 idosos em Salvador 

Foto: Divulgação
Boa Notícia
Mais uma campanha fortalece a ajuda para os idosos

 

 

Na contramão do isolamento social, que contraindica abraços, beijos e apertos de mão como formas de frear o avanço do coronavírus, iniciativas buscam se aproximar e cuidar das pessoa das mais vulneráveis, como os idosos, cuja população tem crescido em todo o país.

Foi pensando neste grupo, economicamente mais vulnerável e com saúde mais frágil, que empresárias se reuniram em Salvador e estão à frente da campanha “Vamos Cuidar Deles? #MaisAfetoAosIdosos”. Através de suas redes sociais, elas conclamam a todos que façam doações para ajudar os quase 200 idosos tutelados pela Casa de Repouso Bom Jesus, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador e que depende exclusivamente de doações para manter suas atividades. “Sabemos que o momento pede reclusão total em nossas casas, e essa foi uma forma que encontramos para ajudá-los”, conta a arquiteta Andrea Guedes, uma das idealizadoras da campanha. 

Outra empresária envolvida na ação é a jornalista Monique Melo, diretora da agência Texto & Cia, uma das primeiras a investir num núcleo digital em Salvador: “Sempre acreditei no poder das redes sociais para conectar pessoas. Neste cenário de isolamento social, são a plataforma perfeita para envolvermos cada vez mais gente para, de dentro de nossas casas, pensarmos e agirmos pelo coletivo”. Para Christianne Peleteiro, sócia da loja de móveis Novo Projeto e franqueada Todeschini na capital baiana, a união fará a diferença durante esta fase de contenção. “Como empresárias, sabemos os efeitos que uma crise tão grave como essa tem em nossa cidade e como pode ser ainda pior para os mais frágeis. Com criatividade e empatia, todos sairemos dessa juntos!”, conta Peleteiro. Além de Andrea Guedes, Monique Melo e Christianne Peleteiro, a auditora fiscal e professora, Karla Borges, e a arquiteta Luciana Paraíso também lideram o time e estão mobilizando seus amigos e seguidores nas redes sociais em prol da causa. 

Os que desejarem se juntar a essa onda de solidariedade e ajudar os idosos assistidos pela Casa de Repouso Bom Jesus podem seguir a hashtag #MaisAfetoAosIdosos nas redes sociais e compartilhar os cards informativos, aumentando esta rede de amparo. Doações em dinheiro devem ser feitas diretamente na conta da instituição e os comprovantes devem ser enviados ao e-mail campanhavamoscuidardeles@gmail.com - Banco Bradesco - Agência 3602 - Conta Corrente: 0041755-6 - CNPJ - 10.139.579 / 0001-21 - Casa de Repouso Idosos Bom Jesus.

A Casa de Repouso Bom Jesus

Fundada em março de 2006, a Casa de Repouso Bom Jesus acolhe quase 200 idosos abandonados em suas duas unidades, uma em Paripe e a outra na Praia Grande, que sobrevivem diariamente de doações. O diretor e presidente Luis Carlos Santana conta que a entidade está sofrendo uma queda drástica na arrecadação de doações devido ao coronavírus. “As pessoas não estão saindo de casa, o que é compreensível e recomendável, e, por isso, a ajuda não está chegando. Não possuímos nenhum tipo de convênio firmado com estado ou município. Logo, contar com iniciativas como essa é fundamental para garantir que estas centenas de pessoas recebam a atenção necessária”.

Ele acrescenta, ainda, que o local necessita de doações de diversos tipos de materiais, como calçados e roupas, travesseiros e colchões, material para curativos diversos e pomadas para assaduras, além de alimentos. “Estamos seguindo todas as recomendações indicadas pela secretaria de Saúde no combate ao coronavírus e, por isso, não estamos recebendo visitas no momento. Mas quem quiser doar materiais, pode entrar em contato que combinamos a entrega”, explica Luis.