A Bahia registra 91 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 981 casos descartados e não há mortes. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 17 horas desta quarta-feira (25).
Os municípios com casos positivos são estes: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Ilhéus (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (57 casos, sendo três deles de residentes em localidades fora da Bahia, porém com notificação na capital baiana). Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
Até o momento, o município de Nova Soure não possui casos confirmados. A investigação epidemiológica identificou que o paciente com diagnóstico positivo para Covid-19 reside em Salvador, ainda que o local de trabalho e coleta das amostras tenha sido Nova Soure.
Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
--Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
--Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
--Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
--Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
--Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas
Carros de som
Em Salvador, a Prefeitura utiliza 100 carros de som para disseminar forte campanha educativa e orientar que os moradores permaneçam em casa durante a pandemia. Os veículos estão circulando, dia e noite, por todos os bairros da capital baiana.
O trabalho tem sido mais intenso nas regiões mais populosas, por causa do comércio de rua e presença de feiras livres. As mensagens de conscientização serão levadas à população até o final de abril, podendo ter o prazo prorrogado, caso haja necessidade. O alerta é claro: “Atenção! Vá para casa, o coronavírus está causando mortes em todo mundo, a única vacina é o isolamento. Vá para casa, não fique na praça, nem na rua. Não coloque em risco a sua vida, nem a de sua família. Fique em casa! Prefeitura e você contra o coronavírus”.
Carro de som percorre os bairros - Foto: Bruno Concha
Logo no começo da manhã desta quarta-feira (25), o vendedor João Vitor Vieira, 24 anos, recebeu a mensagem do carro de som que passou pela Rua João de Macaúbas, local onde reside com a família. Afastado do trabalho desde a semana passada, o rapaz considera a circulação dos veículos fundamental para ajudar a conscientizar a população sobre a importância de ficar em casa.
“É uma forma a mais de alertar. Essas ações, somadas ao trabalho da mídia, têm sido fundamentais nesse momento. Além de ver na televisão, estamos ouvindo no bairro onde a gente mora o carro de som passando e avisando para gente e para nossa família. Essa divulgação de informações ajuda principalmente aos nossos idosos. É uma medida que aproxima muito o poder público da comunidade e mostra a preocupação com as localidades mais periféricas”, afirma o jovem, acrescentando que a ação funciona e ajuda a inibir a saída das pessoas.
A distribuição dos veículos de som é feita através das dez regionais, sendo dez carros para cada regional. O cronograma, alterado dia a dia para que todas as ruas dos bairros sejam visitadas, é elaborado pelos gestores das Prefeituras-Bairro.