Comportamento / Saúde

Curta de Casa: contação de histórias e receita de pipoca

Assine (é de graça) o podcast Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Pixabay/Creative Commons

Olá este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro, firme e forte na tarefa de tentar ajudar a fazer deste tempo de reclusão uma experiência diferente e positiva para pessoas de todas as idades. E hoje a gente vai cuidar  de entreter e divertir as crianças.

E para tanto, convidamos, com muita honra e orgulho, Nairzinha, cantora, compositora, pesquisadora, brincante, poeta, contadora de histórias, e uma pessoa super linda, que fala ao Curta de Casa sobre a importância de se contar histórias e das crianças ouvirem as histórias, não só as do mundo da fantasia, mas as de sua própria família.

Clique no "Play" aí em cima e ouça Nairzinha contar uma história das boas, a da Festa no Céu.

Nairzinha vai estar com a gente em outros episódios do Curta de Casa fazendo com que este momento de reclusão se torne um momento de encontro, não só entre gente grande e os pequenos, mas com os pequenos que vivem dentro das gentes grandes...

E olhe que coisa bacana. A contadora de histórias Camila Genaro vai contar história todos os dias às três da tarde no Facebook dela e também no Instagram @camila.genaro. Pelo computador, pelo tablete, pelo celular, dá para acompanhar e curtir juntinhos ou individualmente. Esse negócio de ouvir histórias bem contadas é bom demais, não é não?

Quer conhecer novas publicações infantis e apresentar aos seus pequenos? Encontrei dois bons canais de livros que você pode baixar gratuitamente. É sempre bom se ter acesso a novas publicações, não é? O primeiro é o canal ensino.com.br, que é um blog com 20 livros grátis para você baixar. O segundo é o https://www.freekidstories.org/portugues, que tem vários e-books em português. 

Copie o link e cole no seu navegador

https://canaldoensino.com.br/blog/20-livros-gratis-de-literatura-infantil-para-voce-baixar

https://www.freekidstories.org/ebooks-portugues.html

Quer aprender a contar histórias?

Achei vários cursos online para você também, com certificado e tudo. O que eu mais me identifiquei foi o Lendo.org, do professor André Gazola, mas tem outros bem legais.

Copie o link e cole no seu navegador

https://www.primecursos.com.br/contacao-de-historias/

https://certificadocursosonline.com/cursos/contacao-de-historias-na-educacao-infantil/

https://www.lendo.org/guia-definitivo-contacao-historias/

E uma das coisas que eu gostei neste curso é que ele propõe que, a partir dos livros, se faça com  as crianças várias atividades como desenhos das personagens, máscaras, música sobre a história, construção de livrinhos, dramatizações, teatro de sombras, bonecos de sucata e os fantoches.

Crie dedoches

E é isso justamente que eu quero propor a você neste momento. A partir da história escolhida para contar às suas crianças, que tal criar dedoches. São fantoches de dedo, que podem ser feitos de vários materiais diferentes e claro que a ideia é fazer junto com os pequenos.

Bom, vou propor dedoches em três materiais fáceis de encontrar e de manipular: feltro, EVA e papel.

O feltro, o EVA e o papel, que tem de ser mais grossinho do que o ofício. Se não tiver em casa e não der para comprar, está valendo fazer também de retalhos de tecidos.

Cola branca resolve no caso do papel e dos tecidos, mas para o EVA e o feltro tem de ser uma cola específica. Veja se as crianças vão poder manipular. Hidrocor, miçangas, contas, botões, está valendo tudo para fazer as carinhas.

Dê uma geral nas bijuterias velhas, aquelas que estão quebradas, jogue na roda!

Os dedoches de feltro podem ser colados ou costurados à mão. Aí você já aproveita e ensina às crianças maiores a usar linha e agulha, porque todo mundo tem de aprender isso na vida, né. Para dar uns pontos na hora do aperto, pregar botões, o mínimo necessário!

Com os pequenos, cola em tudo.

Lembrei agora com carinho da cola que minha avó fazia, acho que com maisena, não sei, uma goma caseira para a gente usar para colar figurinhas, usar à vontade. Ê saudade da minha Guió!

No vídeo
Aprenda a fazer dedoches de papel

No vídeo
Aprenda a fazer dedoches de EVA

No vídeo
Aprenda a fazer dedoches de feltro

É bom comprar e ter à mão materiais em cores básicas: branco, preto, vermelho, amarelo, azul e verde. Bege ou rosa e marrom para as carinhas dos bonecos e corpos de animais, como o porquinho rosa e o lobo marrom, por exemplo. Um pouco de cada, não precisa muito e o que sobrar, fica para a próxima empreitada.

Mas se não tiver também, manda ver na imaginação e usa o que estiver à mão. As crianças vão gostar do mesmo jeito, a gente é que complica.

O feltro é bem fácil de manipular. Tanto cortar quanto costurar. É mais chatinho de colar. Os tecidos são fáceis. O EVA é mais duro, mas é muito bonito e o papel nem se fala né. Os dedoches de papel são mais frágeis, vão durar menos, mas se faz eles de forma bem fácil e mais rapidamente também.

Copie o link e cole no seu navegador

https://artesanatobrasil.net/dedoches-de-eva/

https://soloinfantil.com/brinquedos/dedoches/

2 receitas de pipoca

Ouvimos histórias, fizemos dedoches. Ah!  Quanta coisa já aconteceu num dia só! Que tal então, depois de comer direitinho, sentar na frente da TV e assistir a um filme, a uma série, a um desenho bem bacana, daqueles que a família toda curte?

Mas antes, fazer pipoca. Mas não é qualquer pipoca. São duas receitas especiais, uma de pipoca com chocolate e outra de  pipoca salgada sabor pizza!

Lá vai a receita de Pipoca de Chocolate

Ingredientes
-- Milho para pipoca
-- Óleo
-- 7 colheres de sopa de achocolatado em pó
-- 4 colheres de sopa de açúcar
-- 1 colher de sopa de manteiga
-- 1/2 xícara de chá de leite.

Modo de preparo
1) Faça a pipoca normal e reserve.

2) Em uma panela coloque o achocolatado, o açúcar, a manteiga e o leite e cozinhe em fogo alto. Misture bem.

3) Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar até que a cobertura esteja grossa e homogênea, meio como quando se faz caramelo. 

4) Desligue o fogo e jogue aos poucos a cobertura sobre a pipoca e deixe endurecer.

Agora a pipoca com gosto de pizza

Mais uma vez faz a pipoca normal. Aqui você pode sofisticar e usar azeite doce extra-virgem. Já vá colocando o sal. Depois de estouradas, retire as pipocas da pipoqueira, coloque em um recipiente e reserve.

Ingredientes
-- 10 ml de azeite extra-virgem
-- 40g de manteiga sem sal
-- 2g de orégano desidratado
-- 2g de manjericão desidratado
-- 50g de tomate seco picado
-- 70g de queijo parmesão ralado

Modo e preparo
1) Em fogo baixo, coloque na panela o azeite e a manteiga e deixe aquecer.

2) Em seguida, acrescente o orégano, o manjericão e o tomate seco e refogue por aproximada- mente um minuto.

3) Coloque a pipoca já estourada e mexa bem.

4) Transfira a pipoca temperada para um recipiente e leve ao forno pré-aquecido a 170°C por aproximadamente 8 minutos, para que fique seca e crocante.

5) Depois, salpique o queijo ralado.

Assim que der, quando estiver com a cabeça tranquila, leia a reportagem no Leimais.ba sobre como agir com as crianças em tempos de coronavírus ou assista ao vídeo feito pela ONU Brasil

Como falar com as crianças sobre o coronavírus

Estamos todos assustados, a verdade é esta. Mas vamos manter a calma, obedecer ao que é determinado pelas autoridades e pelos profissionais de saúde e assim, agindo da maneira mais correta possível, superar este momento difícil pelo qual passa o mundo.

E vamos comer pipoca!

Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro. A gente se encontra em breve... (Ah! Você tem uma ideia aqui para o Curta de Casa? Envie pra gente - cultura.leiamais.ba@gmail.com

***

Curta de Casa
Texto e locução: Doris Pinheiro
Edição e concepção da vinheta: Valdemir Cabral
Locução das vinhetas: Amigos, parentes e aderentes queridos