A história da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, morta a tiros no dia 14 de março de 2018, na capital carioca, vai ganhar as telas da TV em uma série documental. Marielle - O documentário, estreia na próxima quinta (12), na TV Globo, após o BBB. Já na sexta (13), todos os seis episódios da série estarão disponíveis no Globoplay.
Marielle - O documentário conta com conteúdo audiovisual inédito e marca o início da produção de séries documentais do jornalismo da Globo para o Globoplay. A série foi produzida em cinco meses, e narra detalhes da vida de Marielle e de Anderson Pedro Gomes, motorista que foi morto no mesmo episódio que vitimou a vereadora.
Segundo Erick Brêtas, diretor de produtos e serviços digitais da Globo, a série pretende questionar os motivos pelos quais o caso ainda não foi solucionado: "Não existe história mais urgente no Brasil hoje do que a história da Marielle Franco. Em nenhum momento a gente tenta investigar quem matou Marielle. Não é uma investigação que nós entendamos que seja responsabilidade nossa, mas acho que o documentário responde à pergunta: ‘por que até hoje ninguém disse quem matou e quem mandou matar Marielle?’, disse.
A produção conta com entrevistas com os familiares das vítimas, policiais, jornalistas que cobriram o caso, procuradores e autoridades políticas. O documentário tem direção e roteiro de Caio Cavechini, edição e roteiro de Eliane Scardovelli e edição de Rafael Armbrust e Felippe Ferreira. A reportagem é de Leslie Leitão, Arthur Guimarães, Marco Antônio Martins, Felipe Freire, Sara Pavani e Tyndaro Menezes.