Os aparelhos foram furtados de uma loja de eletrodomésticos em Luís Eduardo Magalhães e recuperados no domingo (12 de janeiro), em uma ação conjunta entre a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, 85ª Companhia Independente da PM e o Comando de Operações de Divisas (COD) da PM de Goiás.
Segundo o comandante da Cipe, major Anselmo Bispo, 3 homens que já eram investigados pelo COD foram localizados pelas equipes momentos depois de cometer o crime.
"Como eles já estavam sendo monitorados, conseguimos encontrar o local onde estavam escondidos e recuperar todo o material. As informações iniciais apontam que a quadrilha é do estado de Goiás."
Segundo a polícia, os homens reagiram, sendo atingidos e morrendo em um hospital da cidade.
As equipes apreenderam 296 celulares diversos, 12 IPhones, três revólveres - sendo dois calibres 38 e um 32 -, munições, um veículo modelo Toyota Corolla, placa JPG 4179, alicate de pressão, talhadeiras e chaves de fenda.
Mulheres são reconhecidas e presas
2 mulheres procuradas por envolvimentos com tráfico de drogas e furto foram presas, em 24 horas, com auxílio do sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública. Os flagrantes aconteceram nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas.
Sistema de reconhecimento facial - Foto: Alberto Maraux
O primeiro caso ocorreu na noite de domingo, quando a condenada por comércio de entorpecentes foi flagrada em um ponto da Região Metropolitana de Salvador. Equipes da 52ª CIPM (Lauro de Freitas) foram acionadas e alcançaram a mulher. Na Polinter foi realizada a identificação e o cumprimento do mandado definitivo.
Já na manhã dessa segunda-feira (13), uma foragida por furto foi conduzida após ser flagrada pelas câmeras em um bairro da capital baiana. Na Central de Flagrantes foi confirmada a identificação e a ordem judicial cumprida.
Com estes dois casos, o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP alcançou a marca de 118 foragidos presos.
Dois de Espadas
Rafatá, que estampa a carta Dois de Espadas, do Baralho dos Procurados, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foi preso por policiais civis do Espírito Santo, com o apoio do Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Polícia Civil.
Com um mandado de prisão preventiva em aberto por envolvimento em homicídios, na região de Juazeiro, norte da Bahia, Rafatá foi localizado pelo NI/Depin em uma pousada na citada cidade litorânea de Conceição da Barra, que fica a 250 de distância da capital Vitória.
Ele é acusado de assassinar Iata Anderson dos Santos, em abril de 2019, no bairro Jardim São Paulo, em Juazeiro. A vítima foi executada a tiros e a Delegacia de Homicídios (DH/Juazeiro) apura a participação de outras pessoas no crime.
Rafatá foi capturado durante uma ação de policiais civis da cidade de São Matheus-ES e deverá ser recambiado para a Bahia.