Livros

Mila, A Pequena Sementinha será lançado em junho em Salvador

Livro fala sobre as transformações da vida e a importância de criar laços

Foto: Divulgação

Mila é uma pequena sementinha que amava viver ao sabor do vento, contemplando paisagens diferentes. A liberdade de ser semente lhe permitia viajar, estar aqui, ali e acolá, desfrutando de deliciosas experiências.

Criar raízes? Nem pensar... Morria de medo só de imaginar essa possibilidade.

Esta é a história da personagem principal do livro Mila, a pequena sementinha.

“Através de metáforas, o livro fala da transformação que acontece na vida de todos nós”, antecipa a autora Palmira Heine, que escolheu junho – mês do meio ambiente - para lançar a publicação no mercado literário.

O lançamento acontece no dia 2 de junho, das 10h30 às 12h30, na Ceasinha do Rio Vermelho.

O evento é gratuito e terá contação da história de Teresinha Passos, acompanhada pelo músico Val da Mata. Entre páginas e acordes, os pequenos leitores vão acompanhar o medo de Mila de viver em um só lugar quando, um dia, depois de uma forte ventania, viu-se presa em um terreno macio.

Entre lágrimas, a pequena semente resistiu ao processo de germinação o quanto pôde. Ao se perceber presa, sentiu-se triste por imaginar que ficaria sozinha para sempre naquele lugar, sem mais poder correr e brincar com  o amigo vento.

“Assim como Mila, as crianças têm medo de amadurecer, têm medo de mudar de fase porque vão deixar de gostar e de brincar de determinadas coisas e passar a ter novas demandas e responsabilidades.

A vida está sempre se transformando, o que não significa necessariamente uma perda”, contextualiza a autora.

Foi um outro importante amigo chamado tempo que ajudou a sementinha Mila a entender as mudanças que estavam acontecendo.

Ao passo que as raízes se aprofundavam na terra fofa, folhas e galhos surgiam em aromas sagrados até perceber-se uma linda flor amarela.Lagartas, formigas, borboletas, novas sementes desabrochavam ao seu lado, compartilhando o frescor do orvalho a cada manhã.

“Logo, Mila percebeu que estava no meio de um belo jardim. E que a flor que ela se transformou carrega para sempre um pouco da sementinha que sempre foi e será”, afirma a autora.

Para a felicidade de Mila, a paisagem do jardim, apesar de ser sempre a mesma, tem a cada dia uma nova poesia. Mila, a pequena sementinha é a nona obra literária infantil da baiana Palmira Heine.

A obra, uma produção independente, ganhou cores e vida nas mãos da ilustradora Juliana Rabelo. Nos traços delicados da aquarela, a sementinha Mila viveu, a cada página, a dor e a beleza da transformação da vida no seu cotidiano.

“O livro é muito sensível e pedia ilustrações poéticas e de muita leveza. Por isso, a escolha da ilustradora foi feita a dedo”, elogia Heine, feliz com a parceria com a cearense.

“A história é poética, encantadora e trata de questões existenciais com a delicadeza que as crianças merecem”, endossa a professora, escritora e contadora de histórias Lucianna Ávila.

A crítica literária e editora Ana Clara Tissot reitera a grandiosidade do título. “A obra traz importante reflexão filosófica sobre pensar, sobre a vida, a transformação, a resistência, a resiliência, a criação de vínculos e o nascimento do novo”, conclui a crítica literária Ana Clara Tissot.

Sobre a autora:

Mãe de dois filhos, sua maior fonte de inspiração, a baiana Palmira Heine é escritora, poetisa e professora universitária. Além da vasta obra acadêmica, ela assina nove livros infantis, dentre eles:

O pontinho desapontado, O reino todo amarelo, O autor é você, Amendoim, a tartaruguinha encantada, O lápis mágico, Uma amizade no mundo dos números e a Dieta maluca das letras.

Com textos, poemas e contos publicados em diversas antologias nacionais e internacionais, foi a organizadora das antologias Contos de Fadas Contemporâneos e Gotas Poéticas, da Darda Editora.