Brasil / Entrevistas / Política

"Bolsonaro está indo para o abismo", diz Kim Kataguri em entrevista

Deputado do DEM-SP, Kim Kataguri, não concorda com manifestação pró-Bolsonaro

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado líder da rede Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Kataguri (DEM-SP), disse em uma entrevista ao site BuzzFeed Brasil, que não concorda com as  manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) marcadas para o próximo domingo, dia 26 de maio, e acredita que o presidente está “indo para o abismo” e levando consigo seus seguidores mais radicais.

O deputado chama de 'CUT azul' os apoiadores mais radicais do presidente Bolsonaro. Confira as citações:

“A mentalidade de CUT azul de determinados seguidores mais fanáticos do Bolsonaro prejudica o próprio Bolsonaro porque, a partir do momento em que você não faz críticas, que não faz autocrítica nem critica aquele que você apoia para que os rumos mudem para os rumos corretos, você está basicamente mimando o governo, mimando o presidente, achando que tudo o que ele faz está lindo e maravilhoso quando na verdade ele está indo para o abismo, se jogando [no abismo] e jogando seus apoiadores, inclusive os mais fanáticos, junto com ele.”

O deputado ainda afirma que os dirscursos de Bolsonaro "têm dificultado a atuação de parlamentares favoráveis à reforma da Previdência no Congresso".

“Não faz o menor sentido o presidente responsabilizar a classe política pela turbulência e pela crise que a gente vive hoje. Mesmo porque ele faz parte da classe política. E no momento em que ele generaliza, ele junta direita e esquerda, junta quem está trabalhando pela Previdência e quem está trabalhando contra. É um discurso genérico que prejudica a própria aprovação da pauta que o governo quer promover”, disse.

O deputado assevera que o MBL não  se juntará  às manifestações porque "elas têm caráter antidemocrático". Para o parlamentar, as manifestações são "um ataque ao Congresso".

“As manifestações já estão prejudicando o governo mesmo antes de acontecer, simplesmente por existir, por o governo e o próprio presidente estarem anunciando manifestação via WhatsApp. Isso soa como ataque ao Parlamento, que é justamente o contrário do que a gente precisa parar aprovar a Previdência.”

Por fim, ele crê que as manifestações serão esvaziadas.

“Não acredito que as manifestações vão estar cheias. A direita está bastante dividida em relação ao apoio. A líder do governo, Joice Hasselmann, já declarou que é contrária à manifestação, assim como a deputada Janaina Paschoal, que é a mais bem votada do partido, figura mais popular. O MBL não apoia, o Vem Para a Rua não apoia. Enfim, não acredito que vá prosperar.”