O episódio da série Faróis do Brasil desta quinta (9) às 22h, na TV Brasil, visita o Farol da Ilha Rasa, torre que está situada na costa da Zona Sul do Rio de Janeiro. O local já foi palco de filmes e inspirou poetas e músicos como Carlos Drummond de Andrade e Edu Lobo.
Além de mostrar belas paisagens, a jornalista Tâmara Freire conta a história do monumento erguido no século XIX. Considerada um relevante instrumento de controle da navegação no Rio de Janeiro, a construção fica no Arquipélago das Cagarras.
A cerca de dez quilômetros da internacionalmente famosa Praia de Copacabana, aa Ilha Rasa compõe o visual do litoral do Rio de Janeiro. Com duzentos e trinta mil metros quadrados, ela não tem praia e é toda rodeada por pedras íngremes.
O rádio farol situado na ilha auxilia na navegação de embarcações que entram e saem da Baía de Guanabara. Inaugurada em 1829, a construção foi um imponente marco para o país. A série apresenta imagens raras, pois o acesso ao local é restrito.
Sobre Faróis do Brasil
Em 13 episódios de 26 minutos, a produção apresentada pela jornalista Tâmara Freire revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.
Programa da nova sessão Brasil em Faixa, a série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre um farol da região Sudeste ou Nordeste em sua primeira temporada.
Nesses locais, a apresentadora aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está situada. Ela também conversa com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.
Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento
Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quinta-feira às 22h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada toda sexta-feira, às 5h30, e aos domingos, às 17h30.