Brasil / Saúde / Segurança

O que fazer em caso de acidentes de trânsito?

'Maio Amarelo' é o mês da consciência sobre os acidentes de trânsito

Foto: Pxhere/Creative Commons
O Brasil está em quinto lugar entre os países com mais mortes no trânsito

Este mês é comemorado o Maio Amarelo, período com várias campanhas que focam na conscientização das pessoas sobre os acidentes de trânsito.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está em quinto lugar entre os países com mais mortes no trânsito, registrando cerca de 5.770 mortes em 2016 - último ano com dados disponíveis - e muitas outras vidas marcadas para sempre pelas sequelas deixadas pelo acidente.

Segundo o dr. Hélio Machado Vieira Jr., coordenador do Centro de Trauma do CHN, os atropelamentos são uma das maiores causas de trauma nos pacientes que chegam às emergências. Este quadro é potencialmente perigoso principalmente pela perda de sangue ainda no local do acidente.

"Quando o paciente tem uma lesão, o fluxo de sangue deve ser contido imediatamente, já que a perda de um volume grande de sangue pode levar ao óbito em poucos minutos. Neste momento, é importante chamar uma ambulância e, enquanto ela está a caminho, higienizar o local e estancar o sangramento com uma gaze ou tecido limpo, pressionando a ferida", afirma o médico.

Para o dr. Hélio, a prevenção ainda é a melhor forma de diminuir os acidentes de trânsito tanto para o pedestre quanto para o motorista. Confira abaixo algumas dicas para manter a segurança em primeiro lugar:

Como evitar os acidentes de trânsito?

- Atravesse sempre na faixa de pedestres e quando o sinal estiver verde para o pedestre.
- Tenha atenção ao limite de velocidade em cada trecho.
- Use o cinto de segurança durante todo o trajeto.
- Mantenha atenção constante na estrada; ao menor sinal de cansaço, pare de dirigir.
- Não use celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo que tire a atenção da estrada.