Fim de Semana / Palco

Batalha de Break movimenta o VIVADANÇA

O evento conta também com Batalha de MCs, feira de artigos Hip Hop e apresentações artísticas

Foto: Gabrielle Guido - Labfoto

A Batalha de Break traz ao VIVADANÇA Festival Internacional o universo das danças urbanas, numa grande celebração do Movimento Hip Hop, no próximo dia 28 de abril (domingo), às 13h, no Teatro Vila Velha.

Coordenado por Ananias Break e Thina Reis, o evento inaugura este ano a Batalha de Popping como parte da programação, além de uma série de workshops voltados para o universo do Hip Hop.

O evento conta também com Batalha de MCs, feira de artigos Hip Hop e apresentações artísticas.

Para participar desta edição da batalha, foram selecionadas 16 duplas de B.Boys e B.Girls, vindas de Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Roraima, Paraíba, Distrito Federal, Paraná e São Paulo.

O júri será composto pela B.Girl Guida, do Distrito Federal, e os B.Boys Mole, de Pernambuco, e Zoio, de São Paulo. No comando das pick-ups, os DJs Tupak (BA) e Jab Cut (SP).

O evento premia três duplas e convida vencedora do primeiro lugar a participar da batalha promovida pelo MOVA-SE Festival de Dança, em Manaus/AM, parceria criada em 2016 para estimular a troca entre artistas do break no Norte e Nordeste do país.

Workshops de Danças Urbanas

No dia 27 de abril (sábado), três oficinas de danças urbanas movimentam o Teatro Vila Velha: Krump com Gilvan Santos (MA), das 13h30 às 14h40; Popping com Popper Zoio (SP), das 14h40 às 16h, e Breaking com B.boy Mole (PE) e B.girl Guida (DF), das 16h às 17h40. As inscrições estão abertas no site www.festivalvivadanca.com.br

O Krump Dance é uma das modalidades da dança urbana, nasceu na década de 2000, no coração das favelas de Los Angeles, criado por Ceasare Willis (conhecido como Tight Eyez).

Gilvan Santos Outsider aka Yung Heat. (dançarino e coreógrafo) ministrará o workshop com o objetivo de aprimorar os fundamentos básicos, Stomp, Chest Pop, Arm's Swing e suas variações, seguido de uma coreografia em conexão com Hip-Hop Dance, trabalhando musicalidade e textura nos movimentos seguindo o fluxo de energia diferenciados em Bounce e Groove.

O workshop de Popping será uma aula prática com métodos próprios do dançarino e coreógrafo Zoio, focando em contrações musculares, buscando vários pontos do corpo, poses e coordenação motora. B.Boy e também Popper, Zoio é integrante da DynamicBreakers desde 1992. Começou a dançar no fim dos anos 1980, aos 13 anos, passando por várias danças urbanas e grupos importantes da época.

O workshop de Break será ministrado pela B. Girl Guida e pelo B. Boy Mole, que abordarão exercícios, experiências, vivências e influências de vida na Dança. Ingrid Albuquerque Duarte, conhecida como B.Girl Guida, é dançarina desde 2006.

Integrante do Grupo We Can do It Bgirls e FloorRiders, é campeã de diversas batalhas, como Beat Bboys, Ocidental Battle, Mano a Mano, Abalo, BgirlStreme e Festival de Danças Urbanas Araguari.

O B.Boy Mole começou a fazer parte da cultura Hip Hop em 2008 e, no decorrer de sua caminhada, acrescentou outras formas de expressões corporais como: dança contemporânea, Hip Hop Freestyle e, atualmente, faz parte do Grupo Ilumindance.