Secretários levarão as demandas dos professores ao prefeito Colbert Filho (Foto: Ascom APLB Feira)
A Câmara de Vereadores de Feira de Santana aprovou na última segunda-feira, dia 25, um reajuste de 4,17% nos salários dos trabalhadores da educação da rede municipal de ensino. O reajuste será dividido em duas etapas: em março, concede 2% aos salários, sendo retroativo ao mês de janeiro; e o restante, 2,17%, será aplicado em julho. O projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Colbert Martins Filho.
Mas o possível aumento nos salários não foi suficiente para que os professores encerrassem a greve iniciada no último dia 11. Após assistirem à votação na Câmara, os grevistas foram até a Secretaria de Educação (SEDUC) e ocuparam o local, pedindo uma audiência com a secretária Jayana Ribeiro. O assunto seria o Plano de Carreira Unificado, item ainda não atendido pelo Executivo.
Como a secretária não se encontrava, quem se reuniu com os professores foram os secretários Justiniano França, de Serviços Públicos, de Governo, Paulo Aquino e o Chefe de Gabinete Mário Borges. França se comprometeu em levar as outras demandas da categoria até o prefeito Colbert, que retorna de viagem nesta quarta-feira, dia 27.
Ontem, terça-feira, os professores fizeram vigília e panfletagem ao lado da Prefeitura Municipal, quando expuseram ao público as dificuldades enfrentadas pela categoria na educação municipal. Nesta quarta as mesmas atividades acontecem na Praça do Nordestino.
Micareta anuncia grandes atrações, mas recebe críticas
Todo sábado, no Mercado de Arte Popular, ocorrem os ensaios da Micareta 2019, que se transforma em uma grande atração para os consumidores que passam pelo local. No último dia 23 foi a vez do cantor Paulo Bindá e a banda Outros Baianos aquecerem o povo para a grande festa feirense. Os ensaios seguirão até as vésperas da Micareta, que acontece entre 25 e 28 de abril.
Nesta semana foram anunciados mais dois nomes de peso da programação oficial da festa. Parangolé e Guig Ghetto. A Parangolé vai se apresentar no dia 28, e promete levantar o povo com o hit “Abaixa que é tiro”. No dia anterior, dia 27, é a vez da Guig Ghetto, que voltou a sua formação com o cantor Falcão.
Mas apesar dos nomes de reconhecimento nacional, a organização da festa recebeu duras críticas, por não incluir nomes de artistas feirenses na programação oficial. O presidente do Legislativo, vereador José Carneiro (PSDB), disse que faltou flexibilidade do secretário de Cultura Edson Borges para lidar com a situação. Vários vereadores apoiaram a opinião de Carneiro.

Ensaios no Mercado de Arte Popular seguem até a véspera da festa. Foto: Letícia Daltro/SECOM
O secretário disse ao Leiamais.ba que não vai entrar em debate com a Câmara. “Cada vereador tem direito a ter sua opinião”, afirmou. Edson Borges se reúne nesta quarta-feira com o prefeito Colbert Martins Filho, e depois do encontro promete novas declarações. Mas antecipou que respeita a lei municipal que determina que 70% das atrações sejam locais. “Se a festa vai ser boa ou ruim, prefiro que o povo julgue depois”, finalizou.
"Feira Livre" fica em exposição no MAC até o dia 6
O Museu de Arte Contemporânea - MAC retoma a rotina de contar e construir a história do dia a dia das feiras livres. E isto se dá através da exposição da artista Bela Seifarth intitulada “Feira Livre”, que teve sua abertura na noite de quinta-feira, dia 21. A exposição conta com pinturas, esculturas e instalações visuais que levam o visitante a um ambiente de feirantes da cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano.
A intenção da exposição é dar visibilidade aos feirantes presentes naquele espaço e trazer a realidade desses personagens para um espaço cultural. “Tem uma obra aqui na exposição em primeira mão que se chama ‘1931’ que é uma escultura na escala 1 por 1 de uma vendedora de milho. Ela foi um registro que saiu na revista Cruzeiro, e eu trago uma releitura da fotografia e a levo para a feira de Cachoeira, como mostra o vídeo também exposto aqui, e com isso os vendedores, os ambulantes dessa feira tem acesso a essa fotografia descobrindo que são vistos sim”, explana Seifarth.

Exposição traz o ambiente das feiras livres para o MAC. Foto: Letícia Daltro/SECOM
A exposição “Feira Livre” fica alocada no Museu de Arte Contemporânea até o dia 6 de maio e pode ser visitada nos horários de funcionamento do Museu, que são de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
Bahia de Feira recebe o “Bode” no domingo e precisa vencer
Uma vitória é tudo o que interessa ao Bahia de Feira no jogo do próximo domingo contra o Vitória da Conquista. No jogo de ida das semifinais, dia 20, o “Bode” conseguiu o empate num pênalti aos 29 minutos do segundo tempo. O Bahia estava vencendo o jogo com o gol de Gabriel Bispo, marcado aos 4 minutos do primeiro tempo.
Com este resultado, o vencedor do jogo do próximo domingo segue às finais do Baianão 2019. Se houver outro empate, a decisão será nos pênaltis. O confronto acontece na casa do Bahia de Feira, a Arena Cajueiro, e o time feirense conta com o apoio do torcedor para seguir no sonho da conquista do bi-campeonato. A primeira conquista foi em 2011.