Brasil / Entrevistas / Esportes

Letícia Santos relata experiência de dois anos no Sportclub Sand

A lateral da Seleção Brasileira conta sobre trajetória no futebol feminino

Foto: Reprodução/Instagram
Aos 24 anos, Letícia é uma das jogadoras que buscam respeito e igualdade na modalidade

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o site da CBF traz o relato de Letícia Santos. Há dois anos no Sportclub Sand, da Alemanha, a lateral conta como é a experiência de atuar fora do Brasil. 

"Eu sempre me dediquei e trabalhei para que isso pudesse se tornar realidade. Eu sonhava em ir para o futebol alemão, mas por um tempo achei que isso não seria possível. Mas as coisas foram acontecendo e eu consegui. Atuo aqui há dois anos. É um futebol muito disciplinado, rápido de bastante força e muito tático também. Mas, depois de um período de adaptação, acho que isso até melhorou no meu jogo, alinhando a habilidade brasileira com a disciplina alemã. Sinto que isso vem me fazendo crescer e evoluir a cada dia" ,disse a jogadora, em entrevista durante o período de preparação da Seleção Feminina para a Copa do Mundo de 2019, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Aos 24 anos, Letícia é uma das jogadoras que buscam respeito e igualdade na modalidade. Sem nunca ter desistido do sonho de viver do futebol feminino, a lateral lembrou da sua trajetória até aqui.

"A gente sabe bem que o preconceito existe, ainda que não sofra diretamente, ele está sempre ali. Mas eu tive um pai que me incentivava e tentava tirar o máximo de mim. A minha mãe, apesar de não entender nada de futebol e talvez não achar que aquilo era sério para mim, nunca teve vergonha de falar que a filha jogava futebol. Então acho que era disso que eu precisava e não me preocupava com mais nada", contou.

Contando com o apoio da família desde o início de sua caminhada, Letícia alcançou o objetivo e hoje pode se orgulhar do fato de ser uma jogadora profissional, que defende a Seleção Brasileira Feminina e brilha pelos campos do futebol alemão.

" Acho que percebi que tinha me tornado uma jogadora profissional a partir dos meus 17 anos, quando comecei a treinar ao lado de grandes jogadoras, algumas até de Seleção. Também foi a partir daí que comecei a traçar objetivos maiores. Sempre me espelhando em atletas como Marta, Formiga e Rosana",  lembrou.

No SC Sand desde 2017, Letícia renovou com o clube por mais uma temporada e disputa o Campeonato Alemão, uma das principais ligas do futebol feminino mundial. A equipe ocupa o oitavo lugar na tabela de classificação, com 18 pontos.