Canteiros suspensos para cadeirantes, espaço de circulação adaptado e canteiro sensorial. Essas são algumas das iniciativas implantadas na primeira horta da capital com acessibilidade para deficientes e idosos, que será inaugurada neste domingo (10), às 9h, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).
O terreno escolhido possui 200m² e está localizado no Residencial das Margaridas, um condomínio do projeto Minha Casa, Minha Vida que foi inaugurado em março do ano passado. Na época de escolha dos moradores dos 1,8 mil apartamentos do condomínio, foram priorizadas as famílias que possuíam crianças com microcefalia.
“A estrutura da horta foi pensada para atender a essas crianças e também os idosos que residem no condomínio. O objetivo é que as milhares de famílias desse local cuidem do espaço e possam sentir o bem estar que o trato com a terra e as plantas proporcionam. Pela nossa experiência, não tenho dúvidas que isso terá um efeito positivo na vida delas”, ressalta o titular da Secis, André Fraga.
Na nova horta serão plantadas, já a partir deste domingo, centenas de alimentos, como alface, cebolinha, salsa, coentro, pimenta, tomate, couve-folha, alecrim, manjericão, hortelã, orégano, dentre outros.
Desde 2016, já foram implantadas 23 hortas na cidade, sendo 11 urbanas e 12 em creches e escolas municipais. Essa, portanto, será a 24ª entregue pela Prefeitura e a primeira acessível.