Comportamento

Dez qualidades que fazem um chefe ser bom líder

Especialista em recursos humanos lista pontos que gestores devem valorizar para conquistar o respeito dos seus funcionários

Foto: Divulgação

O papel do líder em uma organização é estimular a equipe, buscar o melhor de cada indivíduo, para o bem comum da empresa e do ambiente de trabalho. Esse profissional, às vezes, está associado à figura de “cruel”, mas driblar esse estigma e se portar auxiliando os colaboradores e estabelecendo uma boa conexão é um dos maiores desafios para quem ocupa cargos de liderança.

Os métodos utilizados para conquistar essa boa relação são construídos no dia a dia, mas existem pontos que podem ser estimulados para efetivar esse processo. O conhecimento e empatia são abordados como requisitos a serem desenvolvidos, pontuando o conhecimento e utilização de ferramentas corretas, além de aliar uma estrutura de comunicação para a equipe exercer sua função da melhor forma.

“Um líder precisa se conhecer como profissional e pessoa, reconhecendo seus pontos positivos e aqueles que precisa melhorar. A partir disso, conhecer sua equipe no que se diz a respeito às dinâmicas e necessidades para cada profissional. Se colocando no lugar, e com isso, se tornando mais firme e influente”, explica  o diretor nacional da Grow Consultoria em Recursos Humanos, Felipe Mançano. O LeiaJa.com listou, com a ajuda de Mançano, dez qualidades que um bom gestor deve ter. Confira:

Confiança

Estabelecer uma conexão de confiança e transparência de forma clara e aberta com o seu time é essencial. Obter esse sentimento facilitará as relações dentro da empresa. Deve ser desenvolvido em qualquer nível, não só como de cima para baixo.

Estabilidade

Ter um conhecimento prévio das suas obrigações. A sustentação técnica proporciona uma visão de reconhecimento sobre as ações dentro da empresa. Buscar a estabilidade é estar preparado a nível de repertório para, assim que solicitado, atender às necessidades da equipe.

Humildade

Reconhecer os pontos que sabe e aqueles que não tem conhecimento. Um bom profissional exercita a humildade no trabalho. “É muito comum presenciar essa falta de aceitação em relação aos déficits, essa atitude pode afetar na relação do líder com outros profissionais e com a própria empresa”, alerta Mançano. Compartilhar com a equipe e aprender junto com eles é o segredo para mudar essa situação, quando é estabelecida uma reciprocidade de aprendizados.

Comunicação

Estabelecer uma comunicação e conexão com as pessoas é fundamental. A maneira com que se coloca a fala é que vai deferir as coisas, pois é comum se prender não a intenção, mas sim, a percepção da mensagem. Para tanto, comunicar-se com clareza, respeitoza e de maneira efetiva pode evitar ruídos no ambiente de trabalho.

Visão

Durante um cargo de liderança, o profissional deve estar preparado para assumir a figura de ajudar as pessoas. Ter a visão aberta para relacionamento pessoal pode ajudar nesse processo, tentando entender as dificuldades e promovendo o desenvolvimento da equipe a partir da coleta dessas percepções.  

Honestidade

É um requisito básico. Exercer a honestidade dentro de um ambiente de trabalho é o mínimo que se espera de um profissional. A relação de um líder com a equipe deve ser baseada na honestidade nas relações e, para tanto, ter a confiança é primordial. Dificilmente haverá credibilidade em um gestor considerado desonesto.

Ética

A figura do líder traduz as crenças e valores da empresa. Ter um profissional que cumpra as regras e exerça sua função de forma ética e comprometida com os valores da empresa e de comunicação com os funcionários é, mais uma vez, considerado requisito básico.

Reinvenção

Olhar além. Reavaliar os processos e trazer as inovações para a empresa é se permitir sair da zona de conforto. Além de pensar de forma individual, estimular a equipe a propor novas ideias é uma ação de um bom líder que pensa na construção coletiva.

Mentoria

Estar sempre disposto a auxiliar, se mostrar presente no dia a dia e se prontificar quando existe alguma dificuldade por parte de outros profissionais. Essa postura é cada vez mais cobrada, pois proporciona uma melhor operação.

Avaliador

Tratar a equipe de forma coletiva, mas entender as demandas de cada indivíduo, pontuando em conversa como é estabelecido o processo. Entender a dinâmica por trás da produção, viabilizando não só o fim, mas sim o meio. E para tanto, conversar com os colaboradores e dá  feedback sobre as ações desenvolvidas, esclarecendo pontos de melhora e qualidades.