O tempo, sem dúvidas, é o principal vilão que atua no envelhecimento cutâneo, porém sabemos que abandonar os maus hábitos ainda é a melhor saída nesta corrida contra o relógio. Uma rotina de cuidados completa, tendo os recursos estéticos como aliados, garante saúde e contribui com a melhora do aspecto da pele.
Antes de buscar alternativas eficazes para o envelhecimento, é preciso entender a estrutura e composição da pele. A pele possui três camadas: epiderme (mais externa), derme (composta de colágeno, queratina e outras fibras) e hipoderme (tecido adiposo que funciona como reservatório de energia e isolante térmico).
Com o tempo, e a diminuição da ação dos hormônios, a pele tende a ficar mais seca e a derme passa a não conseguir absorver o volume de água necessário para a produção das fibras de colágeno e elastina. Aliado a isto, a hipoderme tende a diminuir, ficando mais fina e frágil.
Portanto, o envelhecimento está diretamente relacionado à perda e degradação das fibras de colágeno e elastina, diminuição do tecido adiposo facial, taxa mais lenta de renovação celular e a redução da rede vascular e glandular.
Para piorar este sistema natural, a exposição solar, a falta de hidratação e a alimentação irregular podem acelerar este processo.
Entenda quais são os hábitos ruins que favorecem o envelhecimento e como contribuir com a juventude da pele com simples práticas diárias:
Não usar filtro solar diariamente
Proteja a sua pele do sol todos os dias, mesmo em dias de frio ou chuva, com um filtro solar com FPS 30 ou superior. A radiação UVA penetra mais profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento.
Esquecer de hidratar mãos e pescoço
As características do pescoço e colo são diferentes das demais áreas do corpo. A densidade da pele desta região é mais fina, e devido a existência de poucas glândulas sebáceas, sofre ainda mais com o ressecamento.
A flacidez apresentada também é mais perceptível, pois a quantidade de fibras de colágeno é reduzida. Por isso, hidrate também - e principalmente - estas regiões para minimizar os efeitos visíveis do envelhecimento.
Não saber seu tipo de pele
A escolha do cosmético ideal para o seu tipo de pele visa tratar adequadamente e potencializar os resultados, mediante as característica da pele. Quando a escolha do produto é errada, os ativos trabalharão de forma contrária ao que a pele necessita, promovendo respostas inadequadas.
Ter uma alimentação pobre em antioxidantes
Os antioxidantes protegem a pele de agressores externos como poluição e radiação infravermelha, além de neutralizar os radicais livres. Alguns alimentos como cenoura, chá verde, frutas cítricas, linhaça e suco de uva integral são antioxidantes e devem sempre compor o cardápio.
Dispensar os cuidados estéticos
Hoje o mercado conta com diversas tecnologias que contribuem com o rejuvenescimento facial, hidratação e tônus da pele. Estes são recursos valiosos que contribuem, entre outros benefícios, com a reposição do colágeno, essencial para o viço da pele