Ao entrar num salão de beleza, qualquer pessoa está suscetível a transmitir ou adquirir alguma patologia: desde uma simples micose nas unhas ou irritação no coro cabeludo até a infecção por doenças mais graves, como as hepatites B e C.
Por isso, os profissionais da área de beleza têm papel fundamental não só na estética, como também na saúde dos clientes. Limpeza e esterilização dos instrumentos de trabalho, além da higienização das cadeiras e das mãos são indispensáveis para evitar a propagação de doenças.
Os cuidados essenciais
Os clientes devem observar se os objetos estão limpos, se foram esterilizados, se os produtos químicos têm procedência e estão dentro do prazo de validade. Os mesmos de se certificar se o profissional tem formação para trabalhar com estes instrumentos e produtos.
Os profissionais da beleza também dvem atentar para os cuidados e adotar medidas que protejam a sua própria saúde. Para isso, é fundamental os alertas e a cobrança por parte de agentes da Vigilância Sanitária. As normas e legislações que regem o funcionamento de salões de beleza são determinadas localmente, pelos estados e municípios. E cabe também a eles a fiscalização quanto ao cumprimento das regras sanitárias.