DESATIVADO / Segurança

Bope simula invasão do metrô

O grupo composto de 13 alunos fica na Bahia até quinta-feira

Foto: Alberto Maraux
Foi encenada uma invasão tática em um vagão de metrô tomado por criminosos
Foi encenada uma invasão tática em um vagão de metrô tomado por criminosos

Invadir um trem que está sob comando de criminosos foi o aprendizado repassado por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia para policiais militares alagoanos e de outros estados.

A capacitação, realizada durante a manhã, tarde e noite desta segunda-feira (18/9), faz parte da grade de matérias do II Curso de Operações Especiais (Coesp) da PM de Alagoas. Pela segunda vez o Bope baiano é escolhido como referência de conhecimento teórico e prático.

Pela manhã os alunos assistiram uma palestra do coordenador do Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino, e conheceram a sala de operações e videomonitoramento da empresa.

Na apresentação viram o esquema de segurança do metrô, pontos de entrada e saída, fontes de energia, planos de evacuação, entre outros detalhes do funcionamento daquele meio de transporte.

Já nos períodos da tarde e noite foram os momentos de ação.

Sob o comando do capitão Victor de Menezes, um dos instrutores do Bope, foi encenada uma invasão tática em um vagão de metrô tomado por criminosos. “Primeiro eles conheceram os acessos e depois nos mostraram como devem agir. Pra nós é um privilégio compartilhar nossos conhecimentos com policiais de outros estados. Mostra que somos referência", declarou Menezes.

O grupo composto de 13 alunos fica na Bahia até quinta-feira. "Até lá  vamos exigir o máximo deles", concluiu o capitão.