Cidade / DESATIVADO

800 quilos de quiabo são cortados para a festa de Santa Bárbara

O Dia de Santa Bárbara abre o calendário de Festas Populares da Bahia

Foto: Carol Garcia
Alunos do curso de gastronomia do Senac são responsáveis pelas refeições
Alunos do curso de gastronomia do Senac são responsáveis pelas refeições

Às vésperas da Festa de Santa Bárbara, patrimônio imaterial da Bahia, o Corpo de Bombeiros Militar realiza os últimos ajustes para a tradicional homenagem à padroeira, no 1º Grupamento, localizado na Barroquinha.

Nova iluminação e altar na área externa, flores vermelhas e imagens da santa no interior da capela da corporação caracterizam a fé e a ansiedade pela chegada do próximo domingo (4), dia de homenagens à entidade católica, que no sincretismo religioso é associada a Iansã, no candomblé.    

“Essa data é muito importante para o Corpo de Bombeiros. É o dia de homenagear a nossa padroeira. Sempre estamos realizando atividades de risco para salvar vidas e é a Santa Bárbara que a gente se apega”, afirma o major Ramon Diego.

Resultado de parceria com os Bombeiros, alunos do curso de gastronomia do Senac são responsáveis pelas refeições que serão oferecidos aos devotos em pontos como o Quartel da Barroquinha e no Mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros, após a procissão.

800 quilos de quiabo foram utilizados para o tradicional caruru que será servido na ocasião. “A gente está seguindo toda a tradição, desde o corte dos quiabos. Nós sabemos da importância de Santa Bárbara para o povo baiano e estamos preparando tudo com muito carinho”, afirma o chefe de cozinha, Elmo Alves.

O Dia de Santa Bárbara abre o calendário de Festas Populares da Bahia, mobilizando fiéis ao Centro Histórico de Salvador para fazer homenagens e agradecimentos à santa. O vermelho e branco, cores símbolo da devoção, já começam a tomar conta das ruas e devotos, como a comerciante Rita Celeste de Jesus, aproveitam para iniciar os rituais de gratidão. “Já montei o altar para colocar [a imagem da] a santa. Rezo diante da estátua, agradecendo por tudo o que Santa Bárbara já fez por mim. Tive problemas com uma filha pequena, quando eu tinha apenas 18 anos e ela me ajudou a superar. Hoje tenho seis filhos e todos com saúde”, afirma a comerciante.

No Mercado de Santa Bárbara, a preparação une católicos e candomblecistas na arrumação da Capela que leva o nome da santa. O incenso purifica o lugar, onde no dia 4 de dezembro são proferidas homenagens à Santa Bárbara e Iansã. “Apesar de toda a dificuldade, estamos mantendo a tradição. Os devotos se reúnem e fazem o melhor que podem para preparar o lugar das homenagens”, afirma a fundadora do espaço, Maria Isabel Batista.  

No domingo (4), as festividades em homenagem à padroeira dos Bombeiros Militares serão abertas às 5h com queima de fogos, seguida de Missa Campal na Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e procissão que levará a imagem da santa ao Quartel da Barroquinha, onde uma nova missa será realizada às 10h. As comemorações seguem com o caruru servido pelo Corpo de Bombeiros aos devotos.    

A festa também conta com shows espalhados pelos quatro cantos do Pelourinho, movimentando todo o Centro Histórico. Entre as atrações já confirmadas estão o grupo ‘Vou com Fé: Samba de Oyá’ e os Ensaios dos Blocos Samba Fogueirão, e Jaké, na Praça Quincas Berro D’Água. Também marcam presença Samba do Pretinho, Grupo Movimento e Samba de Verdade, na Praça Pedro Archanjo.