Carnaval / Cidade / DESATIVADO

Blocos tradicionais mostram fôlego na folia baiana

Quando eles começaram a desfilar a maioria dos foliões que curtiram o carnaval de 2016 ainda sequer tinha nascido

Foto: Romildo de Jesus

Quando eles começaram a desfilar a maioria dos foliões que curtiram o carnaval de 2016 ainda sequer tinha nascido. Com mais de cinquenta anos, os blocos mais tradicionais da folia, Inrt5ernacionmal,Os Corujas e o Papa Léguas, se reciclaram, inovaram e hoje ainda conseguem empolgar e arrastar uma multidão pelo principal circuito do Carnaval de Salvador.

O Internacional (atual Inter) é o mais velho de todos epor isso mesmo, o primeiro a desfilar no Circuito Dodô (Campo Grande). E mostrando que ainda tem fôlego para muitos carnavais, se rendeu ao pagode e trouxe a banda Psirico, do cantor Márcio Vitor, que não deixou por menos, fazendo muitos mexerem e irem até o chão, misturando axé, pagode, swing e gritos de “levanta a mãozinha”, “vai, vai, vai”.

A história
Formado só por homens, o atual Inter foi criado em 1962. É o bloco mais antigo da folia baiana, desde quando saiu pela primeira vez do bairro do Santo Antonio para ganhar as ruas do carnaval.A partir de 1980, o bloco passou a ter o comando da Banda Chiclete com Banana. Na década seguinte começou com o comando de Daniela Mercury. No fim da década de 90, o bloco passou a se chamar apenas Inter. Seu trio já foi comandado por diversos artistas de peso, como Asa de Águia (1996 a 2001), Netinho (de 2002 a 2004), Margareth Menezes (2005), Timbalada (2005 e 2006) e a Banda Tribahia (2007). 

Os Corujas
Segundo da fila, o Corujas foi criado em 1963, e ao longo de sua história contou com a participação de grandes nomes da música baiana, como Ricardo Chaves que ficou no bloco até o Carnaval de 2001, e Ivete Sangalo, que em 2002 assumiu o comando do bloco e deu um novo fôlego aos foliões. No seu portfólio de carnaval, passaram pelo bloconomes como Junior Lima, Durval Léllys, Saulo Fernandes, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Rogério Flausino, Bruno, vocalista da Banda Sorriso Maroto e muitos outros.

Este ano, o Corujas também inovou e mostrou que apesar dos 53 anos de existência, continua jovem. Tanto é que abriu o domingo com Ivete Sangalo, espécie de Rainha do Carnaval, arrastando duas gerações de carnavalesco, os que ainda pulavam atrás do bloco de mortalha, e os que hoje pulam usando apenas o abadá. Além de Ivete, no domingo e segunda, o Coruja trouxe Timbalada para a terça de carnaval.

Papa
Se o Papa Léguas do desenho animado tinha fôlego para correr, escapando de qualquer perigo, o Bloco Papa,  como é atualmente conhecido, têm fôlego de sobra. No auge dos seus 37 anos de existência. No domingo simplesmente deixou sem fôlego os foliões do circuito Osmar (Campo Grande), ao seu puxado pela banda Babado Novo, da cantora Mari Antunes. E na segunda, sem cordas.

 O bloco Papa é um dos blocos mais tradicionais de Salvador. Fundado em 1979 com o nome de Papa-Léguas, desfila domingo, segunda e terça, ocupando o 3° lugar na fila do circuito tradicional. Em 2003, após umadisputa judicial, o Papa Léguas se transformou no Bloco Papa e inovou com atrações, com a Banda Babado Novo e a cantora Cláudia Leite. Este ano o bloco manteve a Banda babado Novo, que agora tem como atração principal a cantora Mari Antunes.