Quem nunca sentiu um frio na barriga diante da esteira de malas do aeroporto que atire a primeira pedra. A insegurança ronda turistas e viajantes experientes e até mesmo quem enfrenta a rotina dos aeroportos há pouco tempo.
Essa é uma preocupação bem comum, já que os relatos de furto, extravio e troca de bagagens é muito frequente, tanto em voos domésticos como em destinos internacionais.
Esse tipo de incidente é imprevisível, mas reunimos algumas dicas úteis que vão dificultar a ação de ladrões e pessoas mal-intencionadas, ou mesmo evitar que alguém mais distraído leve sua mala por engano. Confira!
Fazendo as malas
-- Opte por uma mala de cores diferentes e estampas chamativas para facilitar a identificação. Uma mala de viagem inconfundível afasta ladrões e evita confusões com outros passageiros.
-- Prefira os modelos que já vêm com segredo, ou adote um cadeado que encaixe nos zíperes.
-- Preencha com exatidão as tags, também conhecidas como cartão de identificação de bagagem. Elas vão presas à mala e podem ajudar em caso de extravio.
-- Coloque algum acessório como uma fita colorida na alça da mala para reconhecê-la com mais facilidade na esteira. Isso também reduz as chances de alguém pegar sua bagagem por engano.
-- Ao preparar sua mala com bens de alto valor, como, por exemplo, eletrônicos, tire uma foto antes de fechá-la e embarcá-la. Isso facilita o acionamento do seguro em caso de extravio ou furto.
No aeroporto
-- Nunca descuide de sua bagagem. São nos momentos de pequenas distrações que os ladrões podem agir ou as malas se confundirem com as de outra pessoa.
-- Se possível, pague pelo serviço de plastificação de sua bagagem. Além de proteger a mala do desgaste, dificulta a ação dos ladrões.
-- É possível declarar seus pertences que serão despachados na mala na hora do check-in. Guarde uma cópia da lista com muito cuidado em sua bagagem de mão.
-- No momento do check-in, confira se sua bagagem foi corretamente identificada. Confira dados como nome e destino.
-- Dirija-se à esteira de bagagens o mais rápido possível depois do desembarque. Uma mala passeando solitária pela esteira é um atrativo para pessoas mal-intencionadas.
-- Assim que retirar a mala da esteira, mesmo que não haja sinais visíveis de arrombamento, confira se tudo está em ordem. As companhias aéreas não aceitarão reclamações caso você deixe o aeroporto.
-- Se algum objeto for furtado, preste queixa o mais rápido possível.