Ao começarem a ganhar independência, os filhos começam a se entediar com atividades em família. E, na maior parte das vezes, preferem passar o tempo livre com os amigos. Uma boa solução é optar por destinos de ecoturismo e aventura, com alta dose de adrenalina.
Esqui na neve, rafting, arvorismo, tirolesa: são algumas das opções de tirar o fôlego. Mas antes de apostar em algum roteiro, verifique se o seu filho tem tamanho e idade suficientes para participar.
Mato Grosso de Sul
-- Em Bonito
Paraíso das águas, o município matogrossense de Bonito tem rios de água cristalina, onde é possível flutuar e observar de perto as cores dos peixes e das plantas. Com pequenas cachoeiras e quedas d´água, pais e filhos podem se divertir fazendo rafting. A visita às grutas e cavernas, em especial a Gruta do Lago Azul, são atividades imperdíveis.
-- No Pantanal
Uma destino inesquecível de viagem é o Pantanal, um verdadeiro zoológico a céu aberto. Entre os passeios possíveis: cavalgada, caminhadas por trilhas, observação de animais, focagem noturna de animais e safári fotográfico.
São Paulo
-- Em Brotas
O município de Brotas, a 260 quilômetros de São Paulo, tem mais de 40 opções de aventura com muita adrenalina, como tirolesa, rapel, rafting e trekking. É só checar a idade e o tamanho recomendado para cada atividade. Para se hospedar, uma dica é a pousada Areia que Canta. Ela guarda uma das principais atrações da região, a nascente dá o nome ao hotel e forma uma piscina natural de água transparente.
Rio Grande do Norte
-- De Natal a Fortaleza
Um passeio emocionante e cercado de belas paisagens é o passeio de 4x4 passando por dezenas de praias de Natal atá a capital cearense de Fortaleza. O pernoite é feito em diferentes cidades: Natal, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Canoa Quebrada e Fortaleza. O trajeto permite apreciar diferentes paisagens.
Amazonas
-- Floresta Amazônica
Observação noturna de jacarés, pesca de piranha, passeio de canoa e caminhada ecológica são alguns dos passeios possíveis na Floresta Amazônica. É uma oportunidade única de ver de perto a rica biodiversidade da selva, com mais 1500 espécies de plantas e animais. Os lodges, hotéis no meio da selva, permitem ao hóspede ficar no meio da mata, mas sem perder o conforto.
Pernambuco
-- Em Fernando de Noronha
Além de ser um paraíso de belezas naturais, Fernando de Noronha possui diversas atrações para serem descobertas de barco, de jipe ou até mesmo a pé. Jovens e adultos podem mergulhar, surfar, apreciar os aquários naturais e as belíssimas praias.
Argentina
-- Em Bariloche
Na estação de esqui mais antiga e uma das mais importantes da Argentina, Bariloche encanta os brasileiros. Mesmo quem nunca viu neve, pode aprender a esquiar em dois dias. Muitas crianças e jovens adoram testar as habilidades no esqui ou snowboard.
-- Na Península Valdés
Ainda pouco conhecido dos brasileiros, a Península Valdés é um importante santuário marinho. Lá, os turistas podem observar de perto baleias, elefantes-marinhos, lobos-marinhos e pinguins. Não há como ficar entediado em uma viagem como essas.
-- Em Ushuaia
Espremida entre o final da Cordilheira dos Andes, a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina, é uma opção diferente para quem quer esquiar neste inverno. Além disso, nos passeios pelo Canal de Beagle pode-se ver dezenas de animais marinhos. Para quem gosta de pescar, os belos lagos Glaciar e Escondido são excelentes locais.
Chile e Bolívia
-- No deserto do Atacama e Salar de Uyuni
O deserto do Atacama, o mais árido do mundo, encanta os turistas por suas belezas naturais, como os gêiseres do Tatio, vulcões, vales férteis, os salares e as lagoas com flamingos. Igualmente impressionante é o salar de Uyuni, uma enorme planície branca com cerca de 12 mil quilômetros quadrados de área. Uma viagem impressionante para pais e filhos.