Nem mesmo o atual cenário econômico do Brasil ou a alta do dólar afetam a venda de passagens aéreas no país. As companhias aéreas buscam opções para manter o setor aquecido, como promoções relâmpagos, ofertas e descontos, e as ações refletem de forma positiva no setor.
De acordo com levantamento da agência online ViajaNet, a procura por passagens cresceu 42% no primeiro trimestre de 2015, quando comparado com os três meses anteriores (outubro a dezembro de 2014).
“O interesse do brasileiro em viajar não diminuiu, percebemos que a cada dia há mais pessoas querendo viajar. As companhias identificam esse movimento e estão realizando ações promocionais constantes para atender a demanda”, afirma Gustavo Mariotto, executivo do ViajaNet.
Ainda segundo a agência, o brasileiro dá preferência aos destinos nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, impulsionando o crescimento dos voos domésticos.
A passagem para o trecho Rio de Janeiro – Recife, por exemplo, fica em torno de R$ 564 a R$ 1,7 mil. Já o mesmo destino com saída da capital paulista custa entre R$ 723 e R$ 3,7 mil. O preço varia bastante conforme o dia e horário de embarque – o mesmo bilhete pode ser até 80% mais caro.
“Recentemente, algumas companhias realizaram promoções bombásticas para aquecer as vendas. Uma passagem de São Paulo com destino a Manaus ficou em aproximadamente R$ 300 ida e volta, sendo que em dias normais o valor pode chegar a R$ 1,2 mil”, prossegue Mariotto.
O ViajaNet também comparou uma viagem do território nacional para o exterior. Da capital fluminense para Orlando, nos Estados Unidos, houve uma queda de 87% nas buscas nesse trajeto durante o período analisado.