Turismo

Hospedagens alternativas aderem ao mercado formal do setor turístico

Ao aderir ao Sistema de Cadastro, empresa pode participar de feiras, ações e eventos, bem como ter acesso a qualificação e financiamento

O número de estabelecimentos de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo (MTur) chegou a 7.851 no ano passado, uma evolução de 3,3% em comparação a 2013.

Os meios que mais evoluíram foram os albergues (32,2%), com 164 cadastros, e os alojamentos de floresta (26,5%), com 62 cadastros.

Os hotéis e as pousadas continuam sendo os estabelecimentos com maior número de registros, com 4.819 e 2.095 unidades respectivamente.

Ao aderir ao Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, também chamado de Cadastur, os prestadores de serviço passam a atuar de acordo com as leis brasileiras.

O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos, parques temáticos e guias de turismo.

Ao se cadastrar, o profissional ou empresa pode participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pelo Ministério do Turismo, bem como ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais. O cadastro é gratuito.

Ao comprar um produto ou serviço de viagem, o Ministério do Turismo recomenda ao viajante que se certifique do registro regular da empresa ou do profissional no Cadastur. A consulta é aberta no site Cadastur.