O mercado doméstico de viagens apresentou desempenho recorde no ano passado.
Os brasileiros realizaram cerca de 206 milhões de deslocamentos pelo País, melhor número da série histórica, que representa acréscimo de 2% em relação a 2013, segundo estimativa do Ministério do Turismo (MTur).
Cerca de um terço da população, ou 62 milhões de brasileiros, visitaram algum destino nacional em 2014. Somente durante a Copa do Mundo, foram três milhões de turistas locais viajando pelo País.
“As pesquisas confirmam que o turismo é um dos principais sonhos de consumo do brasileiro. Portanto, em 2015 vamos reforçar ações de estímulo ao turismo doméstico, que tem grande potencial de crescimento”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as quatro companhias filiadas transportaram 95,1 milhões de passageiros em voos nacionais no ano passado. A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 5,7% no período.
De acordo com sondagem mensal de intenção de viagem do consumidor, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o MTur, em janeiro, 25,6% dos brasileiros planejavam viajar até julho deste ano.
A maioria, 73,6%, pretende visitar algum destino dentro do Brasil. O avião é o meio de transporte escolhido por 58,5%, enquanto que 24,4% farão os deslocamentos de carro.
Dados e Fatos
O Ministério do Turismo desenvolveu um hotsite, o Fatos e Dados, onde há todas as informações para desenvolver estudos e pesquisas sobre a atividade turística.
O Sistema de Informações Turísticas consiste em um conjunto de informações estatísticas e gerenciais relacionadas à atividade turística no Brasil, obtidas por meio da realização de estudos, pesquisas e compilação de dados oficiais secundários.
Sua finalidade é atuar em consonância com os principais órgãos oficiais produtores de estatísticas, visando à consolidação da produção de dados sobre o turismo; avançar na elaboração da Conta-Satélite do Turismo; e subsidiar políticas públicas e privadas relacionadas ao planejamento e desenvolvimento do setor turístico brasileiro.