Imóveis

Como cuidar das plantas no inverno

Ventos fortes, rajadas e até tempestades acompanham o inverno. Com o frio é preciso proteger as plantas com cuidado e carinho.

Foto: Ilustração
As tulipas adoram o inverno. Locais com pouca umidade costumam queimá-las

No inverno, as pessoas correm às lojas para comprar artigos que ajudem a combater o frio. No entanto, as plantas também necessitam de cuidados especiais para que cheguem inteiras à próxima estação.

Por isso, o diretor da Quinta da Estância, Rafael Goelzer, dá dicas de como manter a natureza protegida também. ?Algumas espécies de plantas e flores sentem mais a chegada do frio. Ipê roxo, pata de vaca, primaveras, camélia, azaléia e gardênia são mais fortes e ficam até mais bonitas no inverno?, explica Goelzer.

O processo da maioria das plantas é o mesmo. No inverno costumam perder as folhas, entrando em um estado semelhante à hibernação. Nesse período, elas diminuem a velocidade de crescimento para acumular energia e voltar saudáveis na primavera.

Porém, seja qual for o estilo de planta que você tem na sua casa ou jardim, alguns cuidados são essenciais. ?As dicas são simples, fáceis de adotar e importantes para a sobrevivência e bem-estar da natureza?, conta.

Cuidados básicos
Podar, adubar e proteger cada uma delas conforme suas necessidades é o primeiro passo.

Plantas de dentro
A água deve diminuir para plantas que vivem em ambientes internos, como apartamentos ou o interior das casas. Não é para deixar de regar, mas diminuir a quantidade, pois água em excesso pode favorecer o desenvolvimento de fungos.

O substrato deve ser colocado a cada 90 dias para a maioria das plantas. As de vasos precisam ser adubadas mais vezes. Como o espaço para desenvolvimento da planta é menor, os cuidados precisam redobrar no inverno.

Plantas de fora
As plantas que vivem no lado de fora das casas, necessitam de uma maior quantidade de rega, pois a estação do frio normalmente é a menos chuvosa do ano.

É preciso tomar cuidado com os fungos que se proliferam no frio, principalmente quando o inverno for chuvoso e com muita serração como está ocorrendo nos últimos dias.

Crisântemo
A temperatura deve estar entre 17 e 28ºC. O local precisa estar arejado e não é recomendável molhar suas flores e folhas, apenas a terra.

Tulipas
Adoram o inverno. Locais com pouca umidade costumam queimá-las.

Azaléia
Costumam florir no inverno. Pode ser usada em canteiros ou como planta de vaso.

Cuidados gerais 
Goelzer indica muito cuidado no inverno no caso das flores delicadas. ?O ideal é cobrir as flores com folhas e galhos, isolando-as termicamente, bem como regar as plantas apenas quando a terra já estiver seca.?