Há muito tempo a Câmara dos Vereadores não tem uma chance tão grande estar qualificada. Não lembro, desde os tempos do MDB com seus grandes nomes da época – claro que alguns terminaram por nos frustrar, se metendo em coisas que não deviam e foram rejeitados pelas urnas – uma oportunidade tão boa para renovação, mesmo que esta renovação inclua nomes carimbados, mas o que importa é a qualidade dos pleiteantes à vereança.
Desta vez, como cara nova e de alto poder de fogo, por sua qualidade de debatedor, por ser lutador e defender suas ideias de uma cidade melhor cito o engenheiro Mário Pithom – este com certeza vai arrepiar os cabelos do próximo prefeito e dos seus pares com seus projetos especiais que vão do trânsito à iluminação pública, da saúde passando pela educação. Pithom é um vencedor. Lembro-me dele fazendo greve de fome – quando funcionário da Coelba – denunciando malfeitos que ocorriam na empresa, acho que lá pelos anos 80 do século passado.
Fez greve, foi apoiado por José Carlos Aleluia, por Sérgio Carneiro, defendido por Joviniano Neto e saiu vencedor pelas denúncias, embora tenha sido defenestrado. Será uma injustiça para com Salvador se o homem não for para a Câmara dos Vereadores.
Pena que não vejo o nome do ex-governador Waldir Pires como candidato. Posso estar errado, pois me encontro fora de Salvador e embora acompanhando o noticiário local de longe não acho nada que garanta sua participação. Já imaginou uma Câmara com sua experiência, peso e tirocínio.
Encontrei o ex-deputado Joaci Góes, relator da Constituinte e outras pessoas que deram força, a exemplo do poeta José Carlos Capinam, para sua candidatura. Todos sabendo que Waldir Pires seria um diferencial para nossa metrópole. Waldir hoje é mais que um político. Virou um guru.
Encontrei o ex-deputado Joaci Góes, relator da Constituinte e outras pessoas que deram força, a exemplo do poeta José Carlos Capinam, para sua candidatura. Todos sabendo que Waldir Pires seria um diferencial para nossa metrópole. Waldir hoje é mais que um político. Virou um guru.
Mas, fiquei feliz em ver que o ex-secretário da Educação do município, Carlos Ribeiro Soares está na luta. É um político também diferenciado, que com certeza vai ter uma dedicação ímpar como edil e que pode ajudar muito na área da educação e cultura e em outras paragens, por sua cultura, experiência e principalmente carisma. Carlos Soares é aquele tipo de político que não é centralizador e tem o saber de ser contemporizador.
Téo Sena vai voltar? Não vi na mídia, mas tomara que volte. Qualifica por seu equilíbrio, educação e no trato com os seus pares. Pedro Godinho, todos sabemos, tem um trabalho que já merece prêmio internacional na área do Planejamento Familiar e sem falar do seu admirável trabalho como presidente da Câmara dos Vereadores,.
E o que dizer do ex-prefeito Edvaldo Brito? Com certeza que como vereador – caso seja eleito e eu espero que o povo entenda da sua importância para o bem da cidade (é bom lembrar que vereador tem de ser eleito para ajudar a gerir Salvador e não apenas aparecer na imprensa e dar emprego a seus cabos eleitorais) vai fazer muito mais e melhor do que como vice-prefeito. Edvaldo Brito é uma destas estrelas que a Bahia só tem de agradecer, por seu saber, experiência e força de vontade para enfrentar desafios e trazer solução.
Claro que não vou dizer meu voto, minha cara leitora. Só espero que a senhora escolha legal – e nem precisa ser um dos citados acima, pois tem também outros que com certeza podem brilhar como edil – para que depois Salvador não fique mais quatro anos com cara de tacho. A senhora lembra em quem votou na última eleição. Não? Que vergonha! E o senhor que está aí dando risada e debochando da moça? Se compreenda e vá ver o perfil do seu candidato.