Jolivaldo Freitas

Dilma, aborto, imprensa, democracia e Anísio

Anísio Badaró, um velho amigo, disse que vai votar em Dilma, pois se ela legalizar o aborto ele ganha um forte argumento para não ir habitar o Inferno depois da morte. Em sua análise, o aborto sendo descriminalizado, livra sua cara, logicamente por  jurisprudência, pois o Eterno vai levar em conta a realidade jurídica brasileira e todo mundo sabe – diz – que o Deus é brasileiro.

Ele, ontem, estava mesmo inspirado para o lado de Dilma e me mostrou uma imagem da moça rezando contritamente na basílica de Nossa Senhora Aparecida. E jogou logo na cara:
- Não te disse que ela não é vermelha. Comunista que é comunista morre no fogo do inferno mas não reza. Aliás, comunista que sabe rezar é um falso ao corpo.
E teceu loas à candidata à Presidência da República, observando que ela não vai comer criancinha, não vai tomar o segundo apartamento de ninguém e muito menos levar o país para uma ditadura Stalinista.

- É mentira esse negócio de que ela está mancomunada como Erenice ou Dirceu ou Palocci. Você é que está pensando que o povão sabe quem é essa galera ou sabe lá o que é Receita Federal. Pobre paga, mas não declara imposto. Quando se fala em rombo no orçamento, pobre pensa que pelo menos o governo está botando feijão na sua panela, ajudando em seu orçamento. E quando fala em superfaturamento ele só pensa em faturar a patroa ou a cunhada ou a vizinha boazuda.
E meu amigo ainda me deu um conselho:

- Quero mesmo que Dilma ganhe que é para enquadrar vocês, reacionários da Imprensa, que acham que podem escrever tudo o que querem impunemente. Veja você, todo dia tem um assunto para esculhambar no jornal. Esculhamba prefeito, juiz, governador, deputado, senador, vereador e até o pobre síndico do prédio.
Mas... (tentei argumentar e ele emendou):

- Nada de mais. Você que vá cuidar da sua vida e deixe de lado esse negócio de liberdade de imprensa. Liberdade de imprensa é o cara mostrar o que faz o nosso governante para nosso bem-estar, pois ninguém, nem homem, nem mulher e nem mulher paraíba ou homem de munheca quebrada que esteja no Palácio do Planalto vai querer mal para ninguém.

Vocês da imprensa é que gostam de ver o circo pegar fogo para vender jornal. Nunca na história deste país o povo esteve tão bem e houve tanta honestidade. Digaí: Lula está rico? Tem alguém do PT rico? .  
Sim... (tentei contra-argumentar e ele nem me deixou respirar):

- Sim, nada meu amigo. Lula não conseguiu, mas Dilma vai conseguir acabar com essa imprensa marronzista e degenerada da qual você faz parte. Estou avisando. Depois não venha me pedir emprego de remador em minha catraia, pois nem nadar direito você sabe e muito menos pescar de bomba. Quanto tempo faz que você não vai lá na Pedra Furada ver dona Maria escaldar siri?

Quase que sem respirar e já ficando meio apoplético me disse que o futuro pertence ao PT que vai sair ileso de todas as acusações por serem falsa “coisa da direita” e que depois de Dilma será de novo a volta de Lula; e depois Lula de novo e então será a vez de Tarso Genro, depois dele Lula volta de novo e depois de Lula volta Dilma; e assim sucessivamente até o fim dos tempos.

Dei uma de macho e pegando a palavra a fórceps perguntei sem dar tempo de ele racionar:
- E a Democracia, como fica?

Ele respondeu emendando numa rapidez assombrosa:

- Você é americano? Você é filósofo grego? Você é inglês ou francês? Democracia é para estes países evoluídos. O povo quer é comida, poder tomar uma e pegar um baba. Já vá agradecendo você poder estar aí escrevendo e dando suas opiniões. Se não fosse a princesa Isabel, você estava mesmo era tomando chicotada num Pelourinho e ao invés de escrita se encontrava cortando cana. Ta achando que você é Gregório de Mattos? Se compreenda. E se pica que não quero que ninguém me veja em sua presença. Fui.