Mundo

Deputado e candidato morrem
em queda de avião na Colômbia

Confira a identidade das vítimas

A Aeronáutica Civil da Colômbia divulgou os primeiros detalhes sobre o acidente com a aeronave da empresa Satena, que fazia a rota entre Cúcuta e Ocaña.

O avião transportava 13 passageiros e dois tripulantes (todos morreram) e ficou desaparecido por mais de três horas, sendo localizado na região rural de Curasica, zona do município de Playa de Belén.

Entre as vítimas estavam o deputado Diógenes Quintero Amaya, representante das curules de paz na Câmara dos Representantes, e Carlos Salcedo, também candidato a essas vagas nas eleições previstas para 8 de março.

A lista completa de vítimas é:

-- Anayisel Quintero
-- Anirley Julio Osorio
-- Carlos Salcedo
-- Diógenes Quintero Amaya
-- Gineth Rincón
-- José De la Vega (copiloto)
-- Juan David Pacheco Mejía
-- Karen Liliana Parales Vera
-- Maira Alejandra Avendaño Rincón
-- Maira Alejandra Sánchez Criado
-- María del Carmen Díaz Rodríguez
-- María Torcoroma Álvarez Barbosa
?-- Miguel Vanegas (piloto)
-- Natalia Cristina Acosta Salcedo
-- Rolando Enrique Peñalosa Gualdrón

A aeronave, modelo Beechcraft 1900 e matrícula HK4709, decolou do Aeroporto Internacional Camilo Daza, em Cúcuta, às 11h42 e tinha previsão de pouso em Ocaña às 12h05. No entanto, perdeu contato com a torre de controle às 11h54. Apenas após as 16h moradores da região encontraram os destroços e informaram às autoridades.

Segundo a Satena, o voo era operado pela empresa de fretamento aéreo Searca. O diretor técnico de investigação de acidentes da Aeronáutica Civil, Álvaro Bello, informou que a aeronave foi fabricada em 1995 e acumulava cerca de 32 mil horas de voo. Um dos motores já havia registrado 28 mil horas de operação, enquanto o outro possuía 31 mil.

Ainda de acordo com Bello, o avião possuía toda a documentação e certificados de aeronavegabilidade em dia. O local do acidente foi identificado com precisão, incluindo suas coordenadas e altitude. Apesar disso, a causa do acidente ainda não foi oficialmente determinada, embora as autoridades tenham confirmado que a área apresentava condições meteorológicas adversas e permanentes.

A Aeronáutica também informou que não houve qualquer registro de comunicação de emergência por parte da tripulação antes do acidente. Dados do Flight Radar mostram que, no mesmo dia, a aeronave havia realizado outros quatro voos curtos, além de mais voos nos dois dias anteriores.

O secretário de Segurança Cidadã de Norte de Santander, George Quintero, afirmou que o deputado Diógenes Quintero esteve em uma reunião em Cúcuta que durou mais do que o previsto, o que quase o fez perder o voo. Já Cristian Correa, ex-jornalista e amigo do parlamentar, relatou que, após o sumiço do avião, familiares e amigos tentaram localizá-lo por meio de aplicativos de rastreamento, mas enfrentaram dificuldades devido à baixa cobertura de sinal na região do voo.

O registro do Flight Radar, portal especializado no monitoramento de voos, detalha que a aeronave havia realizado pelo menos outros quatro trajetos no mesmo dia:

-- 7h50 às 8h36: Olaya Herrera – Aguas Claras (46 minutos de duração).

-- 8h58 às 9h17: Aguas Claras – Aeroporto Camilo Daza (voo de 19 minutos).

-- 9h47 às 9h56: Aeroporto Camilo Daza – área próxima a Tibú (9 minutos de duração).

-- 10h51 às 11h04: área próxima a Tibú – Aeroporto Camilo Daza (13 minutos de duração).