Cidade

Voo direto entre Salvador
e o Panamá é retomado

O voo dá acesso a 80 destinos do Caribe e das Américas

Leia Mais Rápido
Salvador voltou a contar com voo direto para o Panamá, operado pela Copa Airlines quatro vezes por semana. A nova rota amplia o acesso a mais de 80 destinos nas Américas e reforça a posição da capital baiana como polo turístico internacional. A Prefeitura foi essencial para viabilizar a retomada.

Após quase seis anos, o voo direto entre Salvador e a Cidade do Panamá foi retomado na madrugada dessa quinta-feira (8 de janeiro), ampliando o acesso a mais de 80 destinos nas Américas. A rota será operada quatro vezes por semana pela Copa Airlines.

A reativação da rota internacional entre Salvador e o Panamá, suspensa desde 2018, marca um avanço estratégico para a conectividade da capital baiana. A ligação será feita pela Copa Airlines, com partidas às segundas, terças, quintas e sábados, saindo de Salvador à 01h25 e chegando ao Aeroporto de Tocumen às 06h40.

O voo de retorno parte da Cidade do Panamá às segundas, quartas, sextas e domingos, às 15h58, com chegada prevista em Salvador à 00h25 do dia seguinte.

O Aeroporto de Tocumen, principal hub da companhia aérea, conecta a mais de 80 destinos em países como Estados Unidos, México, Canadá, Costa Rica e diversas ilhas do Caribe. Isso permitirá aos passageiros de Salvador viajar para diferentes pontos do continente sem a necessidade de passar por outras cidades brasileiras.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, esteve no Panamá para apresentar o potencial turístico da cidade e viabilizar a negociação com a companhia aérea. Ela destacou que a nova conexão fortalece o posicionamento de Salvador como destino internacional e contribui para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

“O retorno desses voos representa um marco para Salvador. Trata-se de um trabalho iniciado com planejamento e diálogo com o setor turístico e com a própria companhia aérea. Esse voo amplia o acesso da nossa cidade a mercados estratégicos e reforça nossa vocação como polo de cultura, economia e turismo ligado às diásporas africanas”, afirmou Ana Paula Matos.

Salvador será o único destino atendido pela Copa Airlines na região Nordeste. A empresa, uma das principais do continente, destacou a relevância da capital baiana como ponto de conexão e prometeu oferecer aos passageiros baianos o serviço de classe mundial da companhia. “Essa retomada proporciona praticidade e economia de tempo, facilitando o acesso a dezenas de destinos”, disse Monica Afonso, gerente de Vendas da Copa Airlines.

A operadora do terminal aéreo, Vinci Airports, também celebrou a novidade. O CEO da empresa no Brasil, Julio Ribas, classificou o retorno da rota como um avanço significativo para a conectividade da Bahia e ressaltou que a estrutura do Aeroporto Internacional de Salvador está preparada para atender à demanda internacional crescente.

A conquista do voo foi disputada com outras capitais nordestinas, como o Recife. Segundo a Prefeitura, as negociações com a Copa Airlines começaram em 2024. Em maio do mesmo ano, a vice-prefeita foi pessoalmente ao Panamá apresentar o plano de desenvolvimento turístico da cidade e propor contrapartidas, como redução de taxas e apoio em comunicação institucional.

Durante as tratativas, também foram apresentados os investimentos recentes no setor turístico, como a criação da Casa das Histórias e da Galeria Mercado, apoio ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), requalificação da orla, construção de um novo Centro de Convenções e ações de divulgação como a campanha Salvador Capital Afro e o calendário de eventos culturais.