Adiberto de Souza

Governador troca 7 secretários

A decisão de promover uma troca-troca doméstico tem sentido

Às vésperas do último ano da gestão, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), vai substituir sete secretários e três integrantes do segundo escalão.

A mudança ocorrerá porque os sete auxiliares são pré-candidatos à Assembleia e à Câmara Federal. Talvez Por estar no fim do mandato, o pessedista pretende trocar seis por meia dúzia, ou seja, convidará componentes do governo para substituir os que estão de partida.

A decisão de promover uma troca-troca doméstico tem sentido, pois seria difícil encontrar técnicos capacitados que quisessem assumir uma secretaria no fim do governo, fase também conhecida como rolete de cana chupado.

Ademais, 2026 será um ano praticamente voltado às eleições, o que significa dizer que os novos secretários vão apenas esquentar a cadeira dos exonerados, manter a máquina pública funcionando.

Portanto, apesar de substituir um bom número de auxiliares, o governo Mitidieri continuará como dantes no quartel de Abrantes. Marminino!

Tigre de papel

Durante a campanha eleitoral do próximo ano, o PL vai utilizar uma imagem de papelão em tamanho real do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida é uma alternativa à impossibilidade da participação do capitão de pijama nos comícios, já que ele está preso após ter sido condenado a 27 anos de cadeia por articular um golpe de estado. O uso da imagem pelos candidatos do PL lembra a expressão chinesa “Tigre de papel”, que descreve como muito frágil algo antes visto como ameaçador. Creindeuspai!

Cadê a água?

Moradores do município de Porto da Folha promoveram um grande fogaréu para interditar a rodovia estadual visando protestar contra a falta d’água. Os consumidores garantem que o líquido não chega nas torneiras há quase dois meses, porém a concessionária Iguá Sergipe continua enviando a conta da água. O justo bloqueio da Rota do Sertão causou um longo engarrafamento, afetando motoristas e passageiros que trafegavam pela via. Só Jesus na causa!

Bem na foto

O senador Alessandro Vieira (MDB) ganhou um presentão do colega Davi Alcolumbre (União), que o indicou relator do Projeto de Lei conhecido como “PL Antifacção”. Prova disso é a grande exposição do emedebista nos principais veículos de comunicação do país. Só ontem, o distinto ganhou generosos espaços na TV Globo, sem falar no SBT, Rede CNN Brasil, et cetera e tal. Muito elogiado pela classe política, o relatório de Alessandro Vieira deverá ser votado, quarta-feira próxima, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Aguardemos, portanto!

PDT de olho em 2026

O PDT realizou, ontem, uma reunião com todos os dirigentes do partido em Sergipe. Presidente estadual da sigla, o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, disse que o encontro contribuiu para fortalecer o projeto político da legenda para 2026. “Alinharmos ideias, compartilharmos visões e reafirmarmos o compromisso do nosso partido com a democracia, a justiça social e o desenvolvimento de Sergipe”, frisou Nogueira, que é pré-candidato a senador e ainda espera compor a chapa majoritária ao lado do governador Fábio Mitidieri e do também postulante à uma cadeira no Senado, André Moura (União). Aff Maria!

Campanha cotonete

A nova campanha salarial dos servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe apresenta uma mensagem simples e direta: um cotonete gigante para ajudar a limpar os ouvidos da Justiça e fazê-la ouvir quem mais importa, o povo. Até a próxima data-base salarial, em janeiro de 2026, a campanha buscará negociar consensos com a Presidência do TJ visando cortar privilégios, valorizar servidores concursados e corrigir desigualdades internas naquele poder. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário “a Justiça só é justa quando tem coragem de ouvir o clamor da sociedade”. Deus é mais!

Boas práticas

O Sebrae Sergipe vai receber, domingo próximo, uma missão técnica formada por prefeitos de Minas Gerais e do Tocantins. Os 25 gestores permanecerão no estado até a próxima quarta-feira, conhecendo as boas práticas desenvolvidas pelo Projeto Cidade Empreendedora, programa de fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios. A comitiva visitará Canindé do São Francisco, Indiaroba, Boquim e Moita Bonita. Ao falar sobre o projeto, considerado um case de sucesso, a superintendente regional do Sebrae, Priscila Felizola, ressaltou o avanço do empreendedorismo, criando empregos, renda e novas oportunidades para a população. Então, tá!

Seis por meia dúzia

A bem informada jornalista Rita Oliveira divulgou os nomes dos novos secretários. Segundo ela, o secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, será substituído pelo empresário Luiz Mitidieri, paizão do governador. O diretor financeiro da Saúde, Jardel Mitermayer, substituirá o secretário Cláudio Mitidieri, enquanto a professora Gilvânia Guimarães assumirá a Educação no lugar de Zezinho Sobral. Já Luiz Fonseca fica no lugar do irmão Venâncio na Secretaria de Articulação com os Municípios. Nitinho Vitalle entregará a Representação de Sergipe em Brasília ao secretário-executivo da pasta, Luciano Filho, Marcos Franco será substituído na Secretaria do Turismo por Daniela Mesquita e, por fim,  Georlize Oliveira vai substituir Danielle Garcia na Secretaria da Mulher. Ah, bom!

Condenação mantida

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região acaba de manter a condenação do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PT). O petista é acusado por lavagem de dinheiro quando era prefeito daquele município sergipano. De acordo com o processo, a movimentação considerada ilícita passou de R$ 12,8 milhões, distribuídos em saques, depósitos e transações envolvendo empresas da própria família do condenado. Na decisão, o TRF reduziu de 10 anos para 9 anos a pena de prisão do ex-prefeito, que pode recorrer em liberdade. Arre égua!

Prova final

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) vai realizar, dia 19 próximo, a tradicional avaliação de final de ano. Também chamada Prova Final, a iniciativa visa avaliar as atuações do governo Mitidieri e das prefeituras sergipanas no quesito educação. A avaliação dos gestores está agendada para o calçadão da Rua João Pessoa, centro de Aracaju. No ano passado, a Prova Final do Sintese reprovou o governador Fábio Mitidieri (PSD) e 71 prefeitos. O líder pedessista obteve apenas 1,82, enquanto quatro municípios tiraram notas abaixo de 1,0: Neópolis com 0,73; Pacatuba 0,88; Tomar do Geru 0,92 e Aquidabã 0,93. Home vôte!