Política

Debate sobre ecologia e política será no Sindicato dos Bancários

Entre as novas abordagens está ecologizar a política e politizar a ecologia

O debate sobre ecologia, política e sociedade, temas do livro Recriar as práticas políticas: construir uma sociedade decente, de Beraldo Boaventura, será realizado nessa quinta-feira (27 de novembro), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia.

No livro, que será apresentado durante o evento, o autor apresenta uma reflexão sobre os erros históricos da organização social e política, e alerta para a necessidade de criar alternativas práticas para superá-los.

Segundo Beraldo, ex-presidente do Sindicato dos Bancários e ex-deputado federal, “as regras da vida social, nesse mundo patológico, precisam de várias e substantivas mudanças, mas os métodos da mudança não podem ser os métodos da barbárie”.

Entre as novas abordagens está ecologizar a política e politizar a ecologia. “A emergência dos riscos climáticos trouxe a exigência de abordagens ambientalistas e sistêmicas, ecológicas, que precisam se estender às práticas políticas”, afirma o autor.

Para iniciar o debate, que convida a uma opção ética compartilhada para reconstruir a prática política voltada para o bem comum, foram convidadas Iaraci Dias e Déborah Irineu.

Iaraci é ambientalista, diretora de Estudos e Pesquisas Ambientais, da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, porta voz nacional da Rede Sustentabilidade. 

Déborah Irineu é educadora, secretária Estadual de Formação do PCdoB-Bahia e diretora de Imprensa da APLB-Sindicato.