
Na sua volta ao Campeonato Brasileiro, o Internacional não jogou bem, sofreu muito e, mesmo assim, deu sorte porque marcou um gol aos 46 minutos do segundo tempo, com Bruno Tabata, e ganhou por 1 a 0 do Vitória, neste sábado, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pela 13ª rodada.
O atual campeão gaúcho foi vaiado várias vezes, mas no final quebrou um jejum de seis jogos sem vencer. Pelo menos, por enquanto, o Internacional saltou da 17ª para a 13ª posição, com 14 pontos.
O Vitória criou mais chances de gols no segundo tempo, mas acabou castigado nos acréscimos. Com isso completou sete jogos sem vencer, caindo para a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento. Este jogo marcou a estreia do técnico Fábio Carille, que estreou no lugar de Thiago Carpini, demitido na quinta-feira.
A promessa do técnico Roger Machado de que o Internacional iria iniciar a recuperação, tão necessária no Brasileirão, não acompanhou o futebol do time dentro de campo.
Armado no esquema 4-3-3, mostrou muita lentidão na saída de bola, facilitando a marcação do Vitória, bem armado com três volantes na frente da linha de quatro defensores.
Bem posicionado em campo, o Vitória ficou na espera de aproveitar alguns erros defensivos do time gaúcho. Desta forma, deu susto duas vezes, mas sem levar perigo ao goleiro Rochet.
O Internacional tentou várias vezes fazer as inversões laterais, mas não conseguiu chegar perto da grande área baiana. Por isso, mesmo só criou uma chance de perigo aos 39 minutos.
Carbonero viu Alan Patrick pelo lado esquerdo da área e o meia fez o giro rápido. O toque para trás foi perfeito, porém, Wesley bateu por baixo da bola e isolou por cima do travessão.
O Internacional voltou para o segundo tempo com a determinação de transformar a maior posse de bola em vantagem numérica. Depois de ‘alugar’ o campo defensivo adversário, Roger Machado ainda fez uma substituição arrojada, tirando o volante Bruno Henrique para a entrada do atacante Enner Valencia.
Mas o Vitória quase abriu o placar aos 27 minutos, quando a bola sobrou na pequena área para Renzo López, que chutou em cima de Rochet, em sua primeira defesa no jogo. Três minutos depois, Enner Valencia perdeu uma chance de ouro ao subir sozinho de cabeça e mandar a bola do lado da trave direita.
O Internacional pressionava, mas de forma desordenada. Num erro de Victor Gabriel, que errou o domínio de bola, Enzo López ficou com a sobra e chutou em diagonal. Rochet se esticou e desviou com um tapinha na bola. O Vitória continuou em cima e Maykon chutou da esquerda e Rochet espalmou para escanteio.
Mas o imprevisível aconteceu aos 46 minutos, quando, enfim, saiu o gol do Internacional. Após levantamento na área do Vitória, a defesa rebateu e a sobra, na linha da área, ficou para Bruno Tabata. Ele bateu de perna esquerda e acertou o ângulo esquerdo de Lucas Arcanjo. Um belo gol.
Pela 14ª rodada, na próxima quarta-feira, o Internacional vai enfrentar o Bahia, em Salvador, enquanto o Vitória vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, no estádio Nilton Santos.