Esportes

Equipes baianas de goalball disputam torneio regional

Os jogos serão em Parnamirim, no Rio Grande do Norte

Foto: Sudesb
Os representantes da Bahia
Leia Mais Rápido
Cinco equipes baianas disputam o Regional Nordeste de Goalball 2025 em Parnamirim (RN), com apoio logístico da Sudesb. A competição reúne 143 atletas de sete estados e classifica os melhores à Série B do Brasileiro. O time feminino do ICB-BA já está garantido na Série A nacional.

Com representantes das cidades de Salvador, Itabuna, Jequié e Alagoinhas, quatro equipes baianas de goalball viajaram com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para disputar o Regional Nordeste de Goalball 2025.

A competição, que será disputada no Ginásio Jorge Tavares de Moraes, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, entre segunda-feira (7 de abril), e o sábado (12), aconteceu em solos baianos na edição passada.

A Associação Santo-Antoniense de Deficientes Visuais (ASDEV), de Santo Antônio de Jesus; o Instituto de Cegos da Bahia (ICB), de Salvador; a Associação de Cegos do Sul da Bahia (ACSB), de Itabuna; a Associação Jequieense de Cegos (AJECE), de Jequié; e a Associação das Pessoas com Deficiência Visual de Alagoinhas (APEDVA), de Alagoinhas serão as equipes baianas representantes no torneio regional.

Competição 

O torneio abre o calendário de regionais dos torneios organizados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e conta com a participação de 143 atletas de 26 equipes – 16 na chave masculina e 10 na feminina – de sete estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

As disputas seguem em mais quatro regionais na temporada 2025, em São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Vitória (ES).

Os melhores colocados em cada regional, tanto no masculino quanto no feminino (uma vaga para cada), garantem a participação no Campeonato Brasileiro Série B de Goalball 2025, caso não estejam previamente classificados.

A equipe feminina do ICB-BA já tem vaga garantida na Série A do torneio nacional.