Esportes

Bahia faz 2 no Vitória e ainda perde pênalti na primeiro jogo da decisão

O Tricolor colocou uma mão e meia no título

Leia Mais Rápido
O Bahia venceu o Vitória por 2 a 0 na primeira final do Campeonato Baiano 2025, com gols de Gabriel Xavier e Erick Pulga. Com o resultado, pode perder por até um gol na volta, dia 23. Antes, ambos jogam pela Copa do Nordeste: Bahia x CSA e Vitória x Sport.

O Bahia deu um passo importante rumo ao título do Campeonato Baiano de 2025 ao derrotar o Vitória por 2 a 0 neste domingo (16), na Arena Fonte Nova, pela primeira partida da final. Os gols do triunfo tricolor foram marcados ainda no primeiro tempo, por Gabriel Xavier e Erick Pulga.

O resultado garante ao Bahia a possibilidade de conquistar o campeonato mesmo em caso de derrota por um gol de diferença no confronto de volta, marcado para o próximo domingo (23), às 18h, no Estádio Barradão. Já o Vitória precisará vencer por três gols de vantagem para assegurar o bicampeonato estadual.

Antes da decisão, as duas equipes terão compromissos pela sexta rodada da Copa do Nordeste. Na quarta-feira (19), o Bahia enfrenta o CSA, às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, enquanto o Vitória recebe o Sport no Barradão, às 21h30.

A primeira partida da final começou com alta intensidade, e o Bahia aproveitou melhor as oportunidades. Logo aos 12 minutos, Éverton Ribeiro cobrou falta pela esquerda, e Gabriel Xavier subiu mais alto que Jamerson para cabecear firme e abrir o placar. O Vitória respondeu rapidamente, quando Willian Oliveira arriscou um voleio após disputa de bola com Fabri, mas mandou para fora.

O duelo seguiu equilibrado até que, aos 35 minutos, o Bahia ampliou. Em jogada pela direita, Arias lançou na direção de Neris, que falhou no domínio. Erick Pulga aproveitou o erro, desarmou o zagueiro, girou e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro Lucas Arcanjo.

Na segunda etapa, o Vitória voltou com a substituição de Wellington Rato por Mosquito e teve mais posse de bola, mas o Bahia seguiu perigoso. Logo no início, Neris cometeu pênalti em Erick Pulga, mas Lucho Rodríguez parou em grande defesa de Lucas Arcanjo, evitando o terceiro gol tricolor.

Em busca de alternativas, o técnico do Vitória promoveu novas mudanças: Ronald e Lucas Braga entraram nas vagas de Neris e Fabri, encerrando o esquema com três zagueiros.

Já o Bahia, administrando a vantagem, também mexeu na equipe. Erick, Luciano Juba e Rodrigo Nestor substituíram Jean Lucas, Erick Pulga e Éverton Ribeiro. Apesar das tentativas de ampliar o marcador, o Tricolor de Aço manteve o controle defensivo e garantiu a vitória sem sofrer gols.

Com a vantagem construída, o Bahia agora pode até perder por um gol no jogo de volta para erguer a taça estadual.