Brasil

Vândalo picha pedras da Ilha de Fernando de Noronha e é expulso

Ele também foi multado em R$ 10 mil e perdeu o emprego

Foto: ICMBio
Pedras e placas de sinalização foram pichadas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha autuou, nesse domingo (16 de fevereiro), um homem acusado de vandalismo na Praia do Bode, localizada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago.

O infrator, de 30 anos, cuja identidade não foi revelada, foi multado em R$ 10 mil, com base na lei 9.605/98 de crimes ambientais, por causar danos diretos a uma Unidade de Conservação Federal.

As pichações em rochas vulcânicas e equipamentos públicos geraram revolta entre moradores e visitantes, e as imagens do ato rapidamente se espalharam pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.

A Polícia Militar identificou o responsável com base em informações de suas redes sociais.

Ele foi localizado em sua residência temporária, detido e conduzido à delegacia, onde confessou ter feito as pichações enquanto estava sob efeito de álcool.

Na delegacia, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o ICMBio de Fernando de Noronha acompanhou o desenrolar do caso.

"Fomos acionados pela Polícia na tarde do domingo e nos dirigimos à delegacia para a aplicação da multa", informou Mário Douglas Fortini, coordenador da Área Temática de Proteção do ICMBio de Fernando de Noronha.

Segundo a Administração Distrital de Fernando de Noronha, o homem estava na ilha há pouco tempo e trabalhava na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS). Em decorrência do ocorrido, ele foi demitido e retirado da ilha nessa segunda-feira (17).