Palco

Teatro no escuro chega a São Paulo

Uma imersão na escuridão, onde o público explora novos sentidos e percepções

Foto: Camila Rios | Divulgação
O Grupo Ojcuro

A experiência começa antes mesmo de entrar na sala: os espectadores do espetáculo A Ilha Deserta (do Grupo Ojcuro, pioneiro no Teatro Cego na Argentina) são guiados por um integrante do grupo, em fila, segurando-se nos ombros, até um espaço completamente escuro. A partir desse momento, os sentidos são ativados e cada um começa a criar suas próprias imagens a partir de sons, cheiros e toques.

A peça retrata um escritório onde os funcionários parecem condenados à rotina, enquanto sonham com um futuro melhor. Um caseiro compartilha histórias de viagens e anseios de liberdade, enquanto os espectadores são transportados para diversos universos. “A partir dos estímulos sensoriais, o público é levado a múltiplos mundos imaginários”, conclui Menchaca.

?A estreia, no Espaço Elevador (Rua Treze de Maio, 222 - Bela Vista, São Paulo), será no dia 5 de outubro, com sessões aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 27 de outubro. 

Com dramaturgia de Roberto Arlt, a obra, escrita na primeira metade do século passado, reflete sobre trabalho, liberdade e felicidade, temas que parecem cada vez mais relevantes no dia a dia.

Sinopse - Já teve vontade de abandonar o trabalho e começar uma nova vida? Já ouviu uma história de aventura que te prendeu na imaginação? O tempo passa arrastado, como os transeuntes que cruzam a janela do escritório.

Os funcionários fazem café, sentam em suas mesas e iniciam suas tarefas. As jornadas seguem, repetitivas, como o barulho de uma copiadora.

Entre o som das teclas e as ligações, surge um canto inquietante: é Cipriano, um simples funcionário de manutenção, que, no entanto, nos faz questionar o sentido de nossas vidas.

Anote

Datas: 5 a 27 de outubro
Horários: sábados, às 20h e domingos às 19h
Endereço: Espaço Elevador (Rua Treze de Maio, 222 - Bela Vista, São Paulo)
Capacidade: 60 lugares
Entrada: R$ 60 (inteira)e R$ 30 (meia)

Não haverá espetáculo no domingo (20 de outubro).Será antecipado para a sexta-feira (18 de outubro), às 21h